Conheça o PJ

por Taís publicado 05/10/2018 17h35, última modificação 01/02/2023 19h30

O que é o Parlamento Jovem de Minas?

O PJ de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do Ensino Médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates, exposição de opiniões e escolhas.

Como ocorre o Parlamento Jovem em Poços de Caldas?

  • Adesão da escola interessada;
  • Inscrição dos estudantes participantes;
  • Cerimônia Oficial de Lançamento;
  • Oficinas de formação política e temática na Câmara Municipal;
  • Diagnóstico local: levantamento de demandas nas escolas, sob orientação de professores/monitores, para a elaboração das propostas.
  • Plenária Final – votação das propostas

Oficinas de Formação Política e Temática

A partir do lançamento, ocorrem encontros de formação política e estudos sobre a temática do projeto escolhida para aquele ano. Eles acontecem na Câmara Municipal, de acordo com o calendário do projeto divulgado no período de inscrições.

Diagnóstico Local

Cada participante, com o apoio do professor/monitor de sua escola, deverá conhecer a realidade de sua comunidade e observar quais as demandas relativas à temática proposta. Com base nestas informações, são elaboradas as propostas sobre o tema.

Plenária Municipal

O evento, realizado no Plenário da Câmara Municipal, acontece em duas etapas:

Grupos de Trabalho: Os jovens parlamentares, divididos em três grupos, discutirão as propostas e definirão aquelas que serão votadas na plenária.

Plenária: Votação das propostas e eleição daquelas que serão encaminhadas para a Etapa Regional do projeto.

Ao final do evento, estas propostas são entregues aos Vereadores, a fim de que deem continuidade através de ações do Poder Legislativo.