Vereadores visitam sede do Cismarpa

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Melhorias
Vereadores visitam sede do Cismarpa

Vereadores Sílvio, Luzia e Dofu conferiram a necessidade de melhorias no local

Nesta semana, os vereadores Sílvio Assis (MDB), Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (DEM) fizeram uma visita ao Cismarpa (Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Rio Pardo), com sede em Poços de Caldas, no bairro São José. O objetivo foi conhecer a estrutura do local, os atendimentos e as melhorias necessárias.

Criado em 27 de maio de 1997, o Cismarpa oferece consultas e exames de média complexidade, em especial na área de oftalmologia (consultas de rotina, sendo especialistas em Retina e Glaucoma, exames e cirurgias), através de convênio com a Prefeitura. A instituição iniciou suas atividades com oito cidades e, atualmente, possui 22 municípios consorciados, com uma abrangência de, aproximadamente, 489 mil habitantes.

Segundo o vereador Douglas Dofu, a visita possibilitou acompanhar o trabalho que é desenvolvido em Poços. “Foi importante para conhecermos toda a estrutura, as melhorias que precisam ser feitas e todo o atendimento que é feito na área oftalmológica e em mais oito especialidades. São muitos pacientes que utilizam os serviços e aproveitamos para conversar com os servidores, que estão sobrecarregados, pois faltam colaboradores. Sobre a estrutura, ela é pequena, em dias de chuva os pacientes não têm lugar para aguardar o atendimento. Assim, observando as dificuldades da população, colocamo-nos à disposição para ajudar”, disse.

Luzia Martins ressaltou que, além da necessidade de ampliação do local, é preciso promover a acessibilidade. “Estamos, ainda, vivendo em uma pandemia e as orientações são espaços ventilados, a não aglomeração, higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento social. Não consegui perceber essas medidas nesse ambiente que é um equipamento de saúde. As pessoas ficam aglomeradas, não há espaço suficiente para todos, os pacientes precisam esperar do lado externo porque a sala de espera é pequena e, em dias de chuva ou sol quente, eles ficam todos na área interna. Encontramos consultórios médicos sem ventilação, sem janela, o número de profissionais é grande, muitos buscam o serviço, dessa forma é preciso uma intervenção urgente. Não há banheiros para cadeirantes, não há acessibilidade, e enquanto estávamos lá presenciamos um senhor tropeçando na escada, que não possui corrimão. Alguns reparos somente não são suficientes, é preciso uma grande intervenção”, afirmou.

O vereador Sílvio Assis reforça a necessidade de uma atenção especial na sede do Cismarpa. “Após diversas reclamações de munícipes, estivemos no Cismarpa e foi minha segunda visita lá como vereador. Na primeira, constatei que muitos pacientes são obrigados a esperar debaixo de sol e quando chove precisam se aglomerar com os demais em um espaço físico que não suporta tantas pessoas, já que o número de atendimentos diários é grande. Como vereador e representante da população, constatei a falta de estrutura também para os atendimentos. Além de salas sem janelas, o local do arquivo de documentos está completamente inadequado, banheiros sem acessibilidade para deficientes físicos, cozinha apertada, enfim uma série de outros problemas. Tivemos conhecimento que há um projeto de reforma e ampliação daquele local, visto que tem um bom terreno ainda no imóvel e que essa reforma resolveria a maioria desses problemas de estrutura física. Segundo relato de pacientes e profissionais, problemas estes que se estendem por mais de uma década”, finalizou o parlamentar.

registrado em: