Vereadores sugerem reajuste da bolsa estágio da Prefeitura

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Anteprojeto de Lei
Vereadores sugerem reajuste da bolsa estágio da Prefeitura

Proposta apresentada pelos vereadores foi encaminhada ao prefeito Sérgio Azevedo

O Anteprojeto de Lei n. 05/2022, encaminhado pela Câmara ao Executivo, propõe o aumento do valor da bolsa estágio da Prefeitura para R$ 606. A sugestão é dos vereadores Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), Douglas Dofu (DEM), Luzia Martins (PDT) e Wellington Paulista (DEM).

A legislação que trata do Programa de Incentivo ao Estágio Subvencionado no âmbito da administração municipal é de 2009 e prevê o valor de R$ 400. Segundo os parlamentares, é preciso promover a alteração da norma, visando atualizar o valor pago, sendo esta uma medida que vai beneficiar muito os estudantes em formação. “É mais do que necessária a atualização de um valor que segue congelado desde 2009. A bolsa estágio é um complemento importante para que o estudante possa se dedicar ao estágio extracurricular, possibilitando o aperfeiçoamento na sua formação, ao mesmo tempo em que ele contribui para o local da sua prática. Também se faz necessário um índice para correção anual, de forma que este valor não volte a ficar tão defasado”, destacou Flavinho.

Para o vereador Douglas Dofu, esta é uma proposta fundamental para incentivar e atrair os jovens que cursam o ensino superior. “Jovens que estão extremamente atualizados e com mentes abertas para processos inovadores e atuais. Ao mesmo tempo, trata-se de uma forma do município oferecer uma oportunidade para aqueles que buscam uma experiência profissional. Acredito que, ao reajustar o valor da bolsa, os ganhos serão tanto dos jovens quanto da cidade”, disse.

De acordo o Anteprojeto de Lei, o valor deverá ser atualizado, anualmente, com correção monetária pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). Caso a Prefeitura acate a proposta, o projeto deverá retornar à Câmara para votação. A medida passa a valer depois da aprovação e publicação no Diário Oficial do Município.

A vereadora Luzia Martins ressaltou que, independente da formação, a vivência no dia a dia da profissão é muito importante para o estudante. “Os estágios proporcionam a vivencia pratica do campo teórico e podem ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. É a primeira experiencia e está carregado de aprendizado que se apresenta no dia a dia da profissão. Ao lidar com as situações adversas do cotidiano no ambiente de trabalho, o estagiário aprenderá a aplicar o conhecimento adquirido, de forma colaborativa e interdisciplinar. E é muito importante para quem contrata, pois traz conhecimentos atuais, novas perspectivas, novas pesquisas. Por isso é muito importante reconhecer e valorizar os estagiários nos âmbitos profissional e financeiro. A bolsa estágio está muito defasada, fizemos Requerimentos, Indicações e participamos de audiência publica para discutir e demonstrar ao Executivo a importância desta valorização. Sabemos que não é o valor que eles merecem, mas continuaremos atentos”, declarou.

Segundo Paulista, é fundamental para a administração poder contar com o apoio desses profissionais em formação, seja em qualquer área. ‘Eu tive a grata felicidade de conviver com diversos estagiários quando estive na Secretaria de Esportes e vi de perto a importância das experiências adquiridas através da dedicação, disciplina e rotina do trabalho. Que todo incentivo seja um fator de motivação para esses jovens, que são de fundamental importância no trabalho da Prefeitura”, disse.

O texto do Anteprojeto de Lei apresentado pelos vereadores está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

registrado em: