Vereadores se reúnem para audiência de prestação de contas do SUS

por Imprensa publicado 31/10/2018 15h02, última modificação 16/11/2020 12h39
2º Quadrimestre de 2018
Vereadores se reúnem para audiência de prestação de contas do SUS

Encontro acontece a cada quatro meses para que vereadores e comunidade tenham informações sobre gastos na Saúde

Durante audiência pública realizada pela Câmara de Poços, na última segunda-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde apresentou o Relatório de Gestão do SUS referente ao 2º quadrimestre de 2018. O evento atende ao que estabelece a Lei Complementar Federal n. 141/12, que dispõe sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde, estabelecendo, ainda, normas de fiscalização, avaliação e controle das despesas nessa área.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva, do contador Ronaldo Tavares e do diretor do Departamento de Controle e Avaliação Edson Avela, além de servidores de outros setores da Saúde. Durante a audiência, os vereadores puderam esclarecer dúvidas a respeito das ações e gastos da Secretaria nos últimos quatro meses. Assuntos envolvendo o repasse de recursos dos governos estadual e federal, pedido de demissão dos médicos especialistas e atendimentos de urgência nas unidades de saúde foram abordados pelos legisladores.

O secretário de Saúde elencou algumas iniciativas da pasta nos últimos quatro meses, entre elas obras de recuperação das unidades de saúde. “Em termos de obras, foram melhorias e ampliação do Abrigo de Animais e do CCZ, além da recuperação de algumas unidades básicas de saúde e revitalização de outras. Em termos de serviços, a implantação de coleta de exames laboratoriais na zona rural, o que já acontecia em todas as unidades do município. Toda semana, os atendimentos são feitos na Unidade Básica de Saúde do Córrego D’antas e também para os pacientes das unidades Aparecida e Lambari. Na unidade Boa Vista, são atendidos os pacientes da Aleixo e o serviço é mensal, assim como também acontece na Fazenda Souza Lima”, explicou.

Outras ações foram pontuadas pelo secretário, como os mutirões de pequenas cirurgias no Hospital da Zona Leste, a implantação de limpeza de pele e drenagem linfática na Policlínica, através de encaminhamento feito pelos médicos das Unidades Básicas de Saúde, e a implantação do Horto Municipal nas unidades Santa Rosália e Santana, com a utilização e estudo das plantas medicinais.

O vídeo da audiência, com a apresentação completa do Relatório de Gestão do SUS, está disponível para consulta no Portal da Câmara.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto dos vereadores e de representantes da Secretaria de Saúde durante a audiência.

 

 

registrado em: