Vereadores propõem medidas para auxiliar setor cultural durante período de quarentena

por tatiana — publicado 27/03/2020 17h05, última modificação 16/11/2020 12h39
cultura pandemia

Os vereadores Maria Cecília Figueiredo Opípari e Paulo Tadeu Silva D’Arcádia, ambos do PT, propuseram, em reunião remota realizada na quinta-feira (26), que sejam instituídas medidas para amenizar impacto econômico que tem afetado artistas e agentes do setor cultural local nos últimos dias, devido ao estado de calamidade pública decretado em virtude do Novo Coronavírus (COVID- 19).

Com o avanço da pandemia, fica proibido, por tempo indeterminado, de acordo com o Decreto Municipal nº13.286, a abertura de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, cafeterias e outros espaços públicos que promovam aglomeração de pessoas, fato que, de acordo com os vereadores, causa grande impacto na renda dos artistas de Poços de Caldas.

Dentre as medidas sugeridas pelos parlamentares no documento, estão a manutenção dos pagamentos de valores já acordados em editais e contratos anteriores já empenhados pela administração municipal e também dos editais e programas vigentes antes do Decreto nº 13.286; o lançamento de editais para exibição de conteúdos artísticos e culturais através da internet e o lançamento de prêmios de incentivo voltados para a criação artística, favorecendo assim o exercício profissional durante o período de isolamento.

Temos mantido contato com profissionais e com artistas locais, que estão preocupados com essa situação de não poder fazer suas apresentações. Nós temos conversado com o Conselho de Cultura, com os grupos que são ativos, inclusive, para fomentar e fortalecer esses artistas locais que já vêm fazendo algumas atividades na rede mundial de computadores. A arte e a cultura são instrumentos essenciais para que todos os cidadãos possam enfrentar o período de isolamento com serenidade e sabedoria. Então, a gente precisa fortalecer mais, solicitar apoio do poder público para a adoção dessas e de outras medidas que possam auxiliar o setor na nossa cidade e para que nossos artistas tenham força para continuar,” destaca a vereadora Maria Cecília.

A indicação da vereadora foi aprovada pela Comissão Especial de Enfrentamento à COVID-19, composta pelos vereadores, Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), presidente, Gustavo Bonafé (PSDB) vice-presidente, Maria Cecília Opípari, primeira-secretária, Paulo Tadeu Silva D’ Árcadia (PT) e Lucas Arruda (Rede) e encaminhada ao Executivo.