Vereadores pedem melhorias na sinalização de trânsito da avenida Alcoa

por Imprensa publicado 29/11/2018 18h33, última modificação 16/11/2020 12h39
Moção de Apelo
Vereadores pedem melhorias na sinalização de trânsito da avenida Alcoa

Vereadores se reuniram com coordenador regional do DEER para entrega da Moção de Apelo

Recentemente, a Câmara aprovou por unanimidade uma Moção de Apelo solicitando ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ao DEER/MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais) melhorias na sinalização de trânsito da avenida Alcoa, em especial no trecho de acesso ao Caic Professor Arino Ferreira Pinto. A proposição é de autoria dos vereadores Lígia Podestá (DEM) e Ricardo Sabino (PSDB).

Segundo os parlamentares, o intenso fluxo de veículos durante todo o dia e o grande número de pessoas, principalmente estudantes do Caic, que passam pelo trecho foram alguns dos fatores que motivaram o pedido. Após aprovação da Moção, os vereadores se reuniram com o coordenador regional do DEER de Poços de Caldas, Fernando Carneiro, para entregar o documento e pedir uma atenção especial para aquela região. Durante o encontro, o coordenador enfatizou que a construção de passarelas para travessia de pedestres não será viável no momento. No entanto, ele ressaltou que há possibilidade de um remanejamento dos redutores localizados no trecho, implantando um traffic calming no acesso à unidade de ensino.

Os vereadores também discutiram o assunto com o secretário Municipal de Defesa Social, Marcos Tadeu Sansão, pedindo uma solução para os problemas enfrentados pelos moradores da zona sul. Na última quarta-feira (28), eles estiveram na avenida Alcoa, com a presença também do diretor-geral do campus do Instituto Federal do Sul de Minas em Poços de Caldas, prof. Dr. Thiago Caproni Tavares, oportunidade em que o secretário sinalizou positivamente para a implantação do traffic calming. Durante a visita, a vereadora Lígia Podestá solicitou, ainda, a execução de uma obra de aplainamento do asfalto nas imediações do Caic, além da demarcação de sinalização horizontal para estacionamento de ônibus, vans e carros. Tal assunto foi abordado pelos vereadores Lígia e Ricardo Sabino em requerimento aprovado na última reunião ordinária da Câmara.

Para os vereadores, as medidas de segurança no trânsito são importantes naquela região, tendo em vista o crescimento dos bairros e aumento do número de moradores. “A avenida Alcoa é uma das vias mais importantes de Poços e corta diversos bairros da zona sul. São inúmeros comércios, escolas, indústrias e lojas que contribuem para o grande movimento todos os dias. O pedido para uma sinalização de trânsito mais eficiente vem ao encontro das medidas necessárias para a segurança dos moradores”, pontuou Ricardo Sabino.

A vereadora Lígia Podestá ressaltou a preocupação dos pais de alunos e da comunidade em geral com o trânsito perigoso no trecho. “Estamos levando ao conhecimento do DEER e da Secretaria de Defesa Social essa reivindicação antiga da comunidade. Diante da impossibilidade da construção de passarelas, estamos pedindo, então, que seja instalado um traffic calming, além de outras melhorias nas proximidades do Caic Professor Arino Ferreira Pinto”, destacou.

A Moção de Apelo aprovada pelos vereadores está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

Movimento Nacional #PraCegoVer - Foto dos vereadores Lígia Podestá e Ricardo Sabino no gabinete do coordenador regional do DEER em Poços, no momento da entrega da Moção de Apelo a Fernando Carneiro; Foto da vereadora Lígia Podestá, secretário de Defesa Social, diretor-geral do IF Sul de Minas, campus Poços de Caldas, e coordenador regional do DEER, durante visita à avenida Alcoa.