Vereadores e assessores participam de minicurso sobre Ferramentas de Escritório

por Imprensa publicado 02/02/2021 18h25, última modificação 05/02/2021 18h37
Vereadores e assessores participam de minicurso sobre Ferramentas de Escritório

Atividade foi ministrada pela Assessoria Técnica de Informática da Casa

Encerrando as atividades de capacitação neste início de Legislatura, a Assessoria Técnica de Informática da Câmara ministrou um minicurso sobre Ferramentas de Escritório. Vereadores e assessores parlamentares participaram dos encontros, que aconteceram de 25 a 29 de janeiro. Durante todo o mês, a Escola do Legislativo da Casa promoveu cursos e apresentações das Assessorias a fim de facilitar o trabalho ao longo do mandato.

O conteúdo abordado envolveu os temas: Writer (modos de seleção de texto, copiar/recortar/colar, localizar/substituir texto, formatação de parágrafos, tabulação e alinhamentos, marcadores e numeração, tabelas, exportar PDF); Calc (conceito de células, linhas, colunas, referências, funções soma, média, máximo, mínimo, formatação de dados e formatação para impressão); Impress (modos de exibição/edição, tipos de slides, inserir imagens, transição e apresentação).

O assistente legislativo Marcos Augusto Maciel, lotado na Assessoria de Informática, pontua que os temas trabalhados nos encontros estão relacionados às ferramentas de escritório da plataforma LibreOffice, que é uma suíte de aplicativos aberta e gratuita, atualmente utilizada pela Câmara Municipal. “O curso foi uma grande oportunidade para que os usuários experimentassem na prática o uso dessas ferramentas, abordando conteúdos diversos que, sem dúvida, facilitarão no trabalho diário dos gabinetes e setores da Instituição. Além disso, será de grande proveito também no âmbito pessoal, uma vez que todas as ferramentas são gratuitas e disponíveis para livre download na Internet”, ressalta.

Segundo Matheus Carminatti Angelo, também assistente legislativo da Informática, o minicurso possibilitou, ainda, uma ambientação no Sistema Operacional Ubuntu. “É comum, no dia a dia dos gabinetes, a utilização da suíte de ferramentas de escritório LibreOffice, que, entre outras ferramentas, possui editor de textos e de planilhas. Assim, acredito ser de grande valia proporcionar aos novos integrantes do Poder Legislativo uma ambientação. Foi possível, nestes quatro dias, mostrar as funções mais básicas de cada ferramenta, além de dicas, comandos e boas práticas que podem tornar o trabalho nos gabinetes mais produtivo. Além disso, por consequência, houve uma ambientação no Sistema Operacional Ubuntu, que assim como a suíte LibreOffice, segue a filosofia de código aberto. A adoção destas soluções traz grandes recursos para a Câmara a custo zero”, enfatiza.

Além do minicurso Ferramentas de Escritório, vereadores e assessores participaram de cursos sobre Regimento Interno, Oratória, Atendimento ao Público e Redação Oficial. Eles também conheceram todas as atividades desenvolvidas pelas Assessorias Técnica de Informática, Técnica Legislativa, Jurídica, de Comunicação, Financeira, Administrativa e Controle Interno.