Vereadora Lígia Podestá solicita informações sobre procedimentos do município em relação ao coronavírus

por tatiana — publicado 13/03/2020 11h35, última modificação 16/11/2020 12h39
saúde pública

Vereadora quer saber se a população está amparada pelo sistema de saúde local

A vereadora Lígia Podestá (DEM) é autora de um requerimento, aprovado na sessão da Câmara da última terça-feira (10), que solicita informações sobre os procedimentos a serem adotados pelo município em caso de suspeita ou confirmação de coronavírus.

Poços de Caldas apresentou o primeiro caso suspeito de coronavírus na terça-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma mulher de 58 anos que esteve na Itália e chegou em Poços no final de fevereiro, apresentando sintomas de uma gripe, que apesar de diferentes do novo coronavírus, foi submetida a exame por ter estado em uma região com muitos casos.

No requerimento, a vereadora questiona se o sistema de saúde do município está preparado caso algum caso seja confirmado, quais os protocolos devem ser adotados e se há recursos para o cumprimento de todos os protocolos.

A vereadora ainda argumenta que o pedido é justificado pelo alto índice de transmissão do vírus e o aumento do número de casos confirmados em todo mundo. Mas, ela ressalta que o intuito não é causar alarde, mas sim, certificar-se de que a população está amparada pelo sistema de saúde municipal.

Quando fiz o requerimento não se sabia ainda que havia um caso suspeito em Poços de Caldas, mas, considero que não se trata de motivo para pânico, porém, temos que ter atitudes responsáveis como fiscais do povo e também como cidadãos. Saber como a área da saúde do município está se preparando faz parte de nosso ofício”, destaca.