Vereador Wellington Paulista pede conservação da Fonte do Leãozinho
No Requerimento, o vereador questionou qual o cronograma de limpeza da Fonte da Praça do Leãozinho, tanto da parte interna como externa
Nesta semana, durante sessão da Câmara, foi aprovado um Requerimento do vereador Wellington Paulista (UNIÃO) solicitando informações à Prefeitura sobre a Fonte Pedro Botelho, mais conhecida como Fonte do Leãozinho.
Paulista, ao longo do mandato, vem debatendo melhorias em diversos pontos turísticos da cidade. Para ele, é necessário um cuidado constante com os patrimônios históricos. “A Fonte do Leãozinho é um espaço importante para o turismo de Poços, temos ali as Thermas e Calendário Floral bem próximos. A Fonte é sempre muito visitada, tanto pelos turistas, como também pelos moradores que participam de atividades culturais. Algumas melhorias foram feitas, no entanto o cuidado deve ser constante, pois trata-se de um cartão postal da cidade”, ressaltou.
No Requerimento, o vereador questionou qual o cronograma de limpeza da fonte da Praça do Leãozinho, tanto da parte interna como externa. Além disso, indagou se existe algum plano de ação ou uma força tarefa de limpeza e varredura de outros pontos turísticos. “As águas termais são as grandes responsáveis pelo turismo na nossa região, sobretudo em locais como a Fonte do Leãozinho. São águas aquecidas sob a terra, com efeito terapêutico, relaxando os músculos e aliviando dores musculares e até mesmos crônicos. Sempre acreditei no desenvolvimento do município através do fomento ao turismo e a preservação é de fundamental importância para isso. Infelizmente, ainda sofremos com atos de vandalismo e, com isso, as intervenções precisam ser mais frequentes”, afirmou.
História
De acordo com informações do site da Prefeitura, a Fonte Pedro Botelho/ Fonte do Leãozinho é um Bem Cultural e Natural tombado pelo município. Faz parte do patrimônio do Complexo Hidrotermal de Poços de Caldas. As águas que brotam nesta fonte são de natureza alcalina, bicarbonatada, sulfetada e hipertermal. A temperatura é de 45ºC, entre as fontes de água sulfurosa quente é a de temperatura mais elevada.
No mesmo local, encontram-se as nascentes Chiquinha e a Mariquinhas. O local é conhecido popularmente como “Fonte do Leãozinho”, nome sugerido pelo chafariz em forma de leão, esculpido em mármore. Destaca-se não apenas pelo aspecto arquitetônico e paisagístico, mas também por sua importância como nascente abastecedora das Thermas Antônio Carlos.