Vereador volta a cobrar adequações na temporização dos semáforos de ruas do centro

por tatiana — publicado 08/07/2020 13h45, última modificação 16/11/2020 12h39
trânsito

Álvaro Cagnani tem recebido reclamações de pedestres

O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) há anos vem recebendo reclamações sobre o tempo programado nos semáforos para travessia dos pedestres. Preocupado com a segurança de quem transita diariamente pelas vias centrais, o parlamentar apresentou requerimentos questionando o Executivo sobre estudos e possíveis adequações na programação dos temporizadores semafóricos. Agora, ele volta a cobrar que sejam implantadas medidas que visem mais segurança dos pedestres.

Segundo Cagnani, os pedestres argumentam que o tempo programado nos semáforos não é seguro, principalmente aqueles localizados na rua Assis Figueiredo, em frente ao terminal de linhas urbanas, nos cruzamentos da rua Rio Grande do Sul com a avenida Francisco Sales, da rua Prefeito Chagas com Assis Figueiredo e também na rua Pernambuco.

Ainda em 2017, o parlamentar apresentou pedidos de informações argumentando que pessoas idosas, grávidas, mulheres com crianças e deficientes não conseguiam atravessar em tempo hábil nos locais citados. Diante da insegurança relatada pelos pedestres, o vereador indagou se havia estudos relacionados ao tempo necessário para travessia de pedestres e quais medidas poderiam ser adotadas imediatamente, visando garantir a segurança na travessia, principalmente de idosos e deficientes. Na época, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, informou que estavam em andamento os parâmetros do manual de sinalização semafórica e em fase de cotação, estudo de implantação de focos para pedestres.

Visto que ainda não foram implantadas medidas mais seguras em todos os semáforos necessários, o vereador volta a cobrar para que a temporização seja adequada de acordo com as necessidades dos usuários. “Isso é muito importante porque visa atender a população com relação ao problema dos semáforos, você tem que ter o tempo do pedestre atravessar e quando não tem, as pessoas correm risco. E é importante também porque nós vemos ruas perigosas, o trânsito aumentou muito, então nós fazemos um apelo à Prefeitura, à Secretaria de Defesa Social nesse sentido, para procurar atender a população. Eles fizeram uma parte do serviço, mas não tudo, então estamos cobrando de novo,” argumenta Cagnani.

Melhorias

Outra solicitação antiga do vereador diz respeito à recuperação de semáforos e da sinalização vertical e horizontal do município. Segundo o parlamentar, vários equipamentos de sinalização, como placas, semáforos e postes encontram-se deteriorados pelo tempo, sendo que muitos deles necessitam de nova pintura e limpeza.

Segundo a Secretaria de Defesa Social, a recuperação de placas, postes e demais sinalizações já é feita pelo Demutran.

Rampas de Acesso

Cagnani também solicita a instalação de rampas de acesso em ruas centrais, principalmente em trechos das ruas Assis Figueiredo e Rio Grande do Sul, assim como já foi feito em alguns bairros da cidade.