Vereador solicita informações sobre sistema de gestão da Prefeitura e alerta para problemas de instabilidade
Modernizar e otimizar os serviços públicos municipais, além de dar transparência aos atos da administração. Esses são alguns objetivos do Sistema Integrado de Gestão (Sonner) implantado pela Prefeitura, através da contratação de uma empresa especializada na área. Após receber reclamações sobre esse assunto, o vereador Tiago Mafra (PT) protocolou um Requerimento na Câmara questionando o Executivo sobre manutenção preventiva, atualização e problemas técnicos recorrentes do sistema.
Segundo o parlamentar, considerando que o valor inicial do referido contrato foi de R$ 1.855.492,80 e, após aditivos, subiu para R$ 13.400.514,36, é inadmissível que diversos setores da Prefeitura relatem instabilidade, perda de registros e dificuldades de uso do programa. “Além desses problemas, há denúncias de que alguns setores não implementaram totalmente o sistema, seja por dificuldades de acesso, problemas técnicos ou resistência dos servidores, o que compromete a eficiência e a transparência da gestão pública”, declara,
Diante das demandas e da necessidade de buscar soluções para que o trabalho seja efetivo, o vereador solicita esclarecimentos sobre a execução do contrato, as falhas recorrentes e as medidas já adotadas para responsabilização dos envolvidos. “É preciso saber se a empresa contratada está cumprindo com as obrigações de manutenção preventiva e corretiva, conforme previsto, quais são os problemas técnicos relatados pelos servidores e se a empresa foi notificada alguma vez”, diz.
Para Tiago Mafra, a questão da perda de dados é preocupante. No Requerimento, ele questiona se há registros sobre essa situação devido a falhas no sistema e, ainda, se a Prefeitura realizou auditorias ou avaliações periódicas sobre o desempenho do programa e a satisfação dos usuários. A proposição com todas as informações está disponível no site da Câmara de Poços.