Vereador questiona sobre uso do ozônio como possível tratamento da Covid-19
O uso de novas alternativas terapêuticas no tratamento da Covid- 19 foi um dos assuntos debatidos durante reunião dos vereadores da Câmara de Poços de Caldas e gestores de saúde do município. O presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), indagou sobre a possibilidade da utilização de ozônio como terapia em pacientes infectados com o novo coronavírus.
O vereador comentou que a ozonioterapia tem sido utilizada na Itália e lá, segundo reportagem publicada no site orbishera.org, o uso desta terapia foi autorizada no tratamento de pessoas com resultado positivo para Covid- 19. A prática deve seguir o Protocolo da Sociedade Científica de Ozônio Oxigênio (SIOOT) e de acordo relatório de hospitais que já iniciaram a terapia, pacientes que passaram por apenas cinco sessões de tratamento tiveram melhora significativa.
Ao responder o questionamento do presidente da Câmara, dr. Assad Aun Neto, diretor do Hospital Santa Lúcia, explicou que ainda não há fundamentação científica sólida para o uso da ozonioterapia no tratamento da Covid- 19. “Na questão do coronavírus, o ozônio é extremamente oxidativo, então ele não está ainda fundamentado, mas posso dizer que na segurança dos profissionais nós usamos uma série de medidas inovadoras, como o ultravioleta, usado em todas as alas do hospital, inclusive nos leitos e salas cirúrgicas”.
Para dr. Olympio César Lopes da Silva, médico especialista em pediatria, alergia, e imunologia, a ozonioterapia fortalece o sistema imunológico e pode ser fundamental no arsenal terapêutico para o tratamento da Covid-19. “A ozonioterapia é bastante eficiente para a prevenção e tratamento da doença e é muito usado nos países desenvolvidos, mas em nossos pais ainda há dificuldades de regulamentação,” pontua.
“Neste momento que estamos passando, acredito ser importante conhecermos e entendermos as várias possibilidades de tratamento, para assim vislumbrarmos boas novas e, quem sabe, um novo cenário mundial. Claro, toda e qualquer terapia necessita de respaldo científico e fundamentação médica através de testes, mas é importante que a população tenha acesso a toda informação e exemplos que permitam enxergar uma esperança de melhora,” destaca o vereador Carlos Roberto.