Vereador Flavinho sugere ampliação de leitos exclusivos para Covid-19 e criação de Comitê Científico

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Pandemia
Vereador Flavinho sugere ampliação de leitos exclusivos para Covid-19 e criação de Comitê Científico

Vereador se reuniu com o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Governo Celso Donato

Nesta segunda-feira (18), o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) apresentou ao Executivo duas sugestões de medidas a serem adotadas o mais breve possível, com o objetivo de combater a Covid-19. A primeira diz respeito à ampliação de leitos de UTI exclusivos para a doença. A segunda proposta é sobre a criação de um Comitê Científico de estudo e prevenção.

Em reunião com o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário de Governo Celso Donato, Flavinho discutiu o avanço da pandemia no Brasil e no mundo e, principalmente, o aumento do número de casos no sul de Minas. Para o vereador, é preciso ampliar a capacidade de atendimento hospitalar a pacientes que necessitam de internação. “Poços atende pacientes de diversos outros municípios. Na última sexta-feira, Pouso Alegre fechou os serviços não essenciais por tempo indeterminado, em função da lotação máxima hospitalar e do aumento no número de casos. Não queremos que isto aconteça em Poços, de forma alguma. Precisamos preparar nossa Rede Hospitalar para os próximos dias que não serão fáceis, segundo os próprios especialistas da área já estão prevendo. Dentro desta preocupação, indiquei ao prefeito Sérgio a abertura de, pelo menos, mais dez leitos de UTI Covid exclusivos”, afirma.

Segundo o legislador, toda essa mobilização envolve estrutura e ampliação das equipes, ou seja, ações que precisam ser trabalhadas antecipadamente. “Essa ampliação vai, sem dúvidas, tranquilizar a nossa população, preservar serviços em funcionamento e comércio aberto e, além disso, poder socorrer a região macrossul, atendendo aos nossos irmãos sul-mineiros, uma questão que também é humanitária. Poços tem cerca de R$ 19 milhões em caixa, recursos enviados pelo Governo Federal para o enfrentamento da pandemia e que portanto podem e devem ser utilizados nestas ações. São propostas que, pela minha experiência na área da Saúde, eu considero importante de serem implantadas”, diz.

Neste primeiro momento, os leitos ampliados seriam pagos com os recursos já recebidos pelo município, mas o objetivo do vereador Flavinho é buscar junto ao Governador Romeu Zema o credenciamento destes leitos pelo Governo Estadual.

Com relação ao Comitê Científico, o parlamentar ressalta que a finalidade é discutir ciência, protocolo e medidas preventivas. “Temos um Comitê Gestor, composto por profissionais que têm trabalhado muito, há meses, para discutir e deliberar sobre as questões que envolvem a pandemia em nosso município, mas precisamos avançar nesta questão. O Comitê Científico será o responsável por fazer um levantamento dos resultados verificados nos quatro hospitais que atendem Covid em Poços, Santa Lúcia, Santa Casa, Unimed e Poços de Caldas, no sentido dos tratamentos mais eficazes verificados na Rede Hospitalar. E com base nestes resultados, definir protocolos mais assertivos para casos leves, moderados e graves, de acordo com esta experiência e com esta análise. Além disso, este mesmo Comitê poderá pensar em abordagens preventivas. Sabemos que existe uma corrente médica que é contrária ao tratamento precoce, no entanto trabalhar a prevenção, a promoção de saúde e o fortalecimento imunológico das pessoas é benéfico para o enfrentamento da pandemia e também de diversas outras patologias. Isto pode ser feito mediante um protocolo, seja nas unidades básicas de saúde, seja no Ambulatório de Enfrentamento à Covid-19. Este Comitê Científico é para estudar e pensar estas questões, já que teremos meses de pandemia ainda, até que a vacina chegue a toda a população”, finaliza.