Vereador Flavinho parabeniza Crefito-4 MG e Saúde por capacitação pós-Covid

por Imprensa publicado 29/01/2021 18h45, última modificação 29/01/2021 18h45
Encontro
Vereador Flavinho parabeniza Crefito-4 MG e Saúde por capacitação pós-Covid

Evento foi realizado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Crefito-4 MG (Foto: Divulgação)

Através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (Crefito-4 MG), aconteceu em Poços, no último dia 22, o Circuito de Atualização em Reabilitação pós-Covid. Ciente da importância dessa fase, visto que o pós-Covid é uma condição que demanda muitos cuidados, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) parabenizou todos os profissionais envolvidos no evento, tanto da rede pública como também da privada.

Os quadros do pós-Covid precisam ser tratados com o objetivo de recuperação plena e mais qualidade de vida. Os pacientes podem apresentar desde pequenas sequelas respiratórias e vasculares até problemas de grandes proporções, como dificuldade de respirar e até a perda de funções motoras. Cansaço, fadiga, falta de ar e redução de capacidade pulmonar estão entre as queixas mais frequentes dos pacientes pós-Covid. Nesse sentido, segundo o vereador Flavinho, ter profissionais preparados para esta linha de frente faz total diferença,

O parlamentar lembra que, enquanto secretário adjunto e secretário municipal de Saúde, pôde trabalhar por mais investimentos para o Serviço de Fisioterapia. “Nos últimos anos, esse setor ganhou espaços maiores e melhores na zona sul, na zona leste e no centro. No ano passado, ainda como candidato a vereador, assinei a Carta-Compromisso do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região - MG. Parabenizo todos os envolvidos nesta importante iniciativa que se reverte em melhorias na assistência prestada a nossa população e reforço o meu compromisso de continuar trabalhando por melhorias para a Rede de Atenção em Reabilitação Física do SUS Municipal e por mais valorização dos profissionais fisioterapeutas”, destaca.

Todas as Unidades de Reabilitação da Rede Municipal de Saúde contam com profissionais com ampla experiência clínica na área ou que foram capacitados para este trabalho de atendimento das sequelas decorrentes do Sars-Cov-2. De acordo com o delegado do Crefito-4 para a Microrregião de Poços de Caldas, João Carlos Naldoni Júnior, que também é Regulador de Fisioterapia da Secretaria Municipal de Saúde, 52 pacientes pós-Covid já foram atendidos na Rede Municipal. “O fisioterapeuta é essencial desde a pré-internação, na internação e na alta hospitalar. Muito do trabalho do profissional vem justamente neste pós alta. Em alguns casos, esse trabalho poderá levar meses tratando estas sequelas”, pontua.

O atendimento pós-Covid pode ocorrer por meio de encaminhamento hospitalar no momento de alta do paciente ou pode ser buscado por demanda espontânea, diretamente nas unidades básicas de saúde.