Vereador Flavinho faz abertura da 4ª Conferência Municipal da Saúde em Campestre

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Garantia e defesa do SUS
Vereador Flavinho faz abertura da 4ª Conferência Municipal da Saúde em Campestre

O evento, realizado nesta semana, abordou temas como “Garantir Direitos e Defender o SUS”

A convite da Secretaria Municipal de Saúde de Campestre, o vereador Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB) participou da 4ª Conferência de Saúde daquele município. O evento, realizado nesta semana, abordou temas como “Garantir Direitos e Defender o SUS”, “Financiamento Adequado e Suficiente” e “Regulação do Sistema Único de Saúde”. Com quase 20 de anos de atuação na gestão pública, passando por vários cargos na área da Saúde de Poços, Flavinho defendeu o trabalho desenvolvido pelo SUS e ressaltou que todas as políticas públicas estão em constante construção.

Também esteve presente no encontro o coordenador da Vigilância Sanitária de Poços, Edson Avella. Na oportunidade, ele abordou o tema A Descentralização da Vigilância Sanitária. “Feliz pelo convite, em poder participar e compartilhar um pouco da nossa experiência”, disse.

Sobre a participação do vereador Flavinho e do coordenador da Vigilância Sanitária no evento, o diretor técnico da Secretaria de Saúde de Campestre, Azer Elias Zenun, destacou a vasta experiência de ambos no setor de Saúde. “A ideia de trazer os dois participantes de Poços, em primeiro lugar, partiu da competência de ambos, pessoas dedicadas à saúde. Trabalhei com o Edson na Secretaria de Saúde, inclusive na estruturação da Vigilância Sanitária. E no período de 2018/2019, quando fui Superintendente da Santa Casa, o hospital realizou o maior número de cirurgias pelo SUS, mesmo período em que o Flavinho era o secretário de Saúde. Então, são pessoas que trabalham, de fato, pela saúde pública, que entendem de saúde pública, profissionais pelos quais eu tenho grande carinho e apreço e que se dispuseram a contribuir de forma significativa, com a nossa Conferência em Campestre”, afirmou.

Welinton Santos da Silva Reis Pinto, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Campestre, agradeceu a presença e disponibilidade dos palestrantes. “Agradecemos muito por essa oportunidade de compartilhamento de conhecimento e informações. Foram de muita valia as presenças, tanto do Flávio, abrindo nosso evento, como do Edson. Nós todos aprendemos muito”.

Flavinho tem uma longa história na área da Saúde. Foi diretor administrativo do Hospital Municipal Vereador Gilberto de Mattos, o Hospital da Zona Leste, secretário adjunto de Saúde e secretário municipal de Saúde. Também foi fundador e 1º presidente da AACD na cidade, além de voluntário da ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, onde participou ativamente na conquista do Centro de Reabilitação, hoje referência na área.

Ao final da Conferência, o parlamentar pediu aos presentes que sejam sempre apaixonados pelo SUS. “Nós temos o melhor plano de saúde do mundo. Estamos em construção permanente, mas isso depende muito mais de nós, que estamos aqui na ponta, do que esperar que venha algo de cima. Gostaria de agradecer e deixar essa mensagem. Façamos o nosso cidadão ter o acolhimento digno que ele merece e que ele saiba que tem no seu bairro o melhor plano de saúde do Brasil”, concluiu.