Vereador cobra ações efetivas de comunicação entre o Executivo e o Legislativo durante pandemia

por tatiana — publicado 31/03/2020 14h31, última modificação 16/11/2020 12h39
comunicação legislativo executivo

A Câmara dos Vereadores de Poços de Caldas encaminhou ao prefeito Sérgio Azevedo, um ofício solicitando esforços e medidas para que a comunicação entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo seja mais rápida e efetiva durante o período de pandemia.

A iniciativa do vereador Gustavo Bonafé (PSDB), a qual é corroborada pelos demais vereadores da Casa, veio diante da constante necessidade de responder dúvidas e questionamentos dos cidadãos poços-caldenses em relação ao enfrentamento da Covid-19. O objetivo, segundo o parlamentar, é que as informações oficiais evitem falhas e divergências na comunicação das notícias.

A proposta do vereador sugere algumas ações que podem melhorar e auxiliar a comunicação entre os dois poderes. São elas: definição de um servidor responsável para atender o Poder Legislativo, com fácil acesso e retorno prioritário por parte dos demais servidores e secretários municipais; reuniões virtuais diárias de atualização, com o secretário municipal de governo e/ou com o secretário municipal de saúde para comunicar, após a última reunião do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus, as decisões que foram tomadas no município e que este mesmo Comitê implemente, dentro das suas pautas de reuniões, um espaço exclusivo para análise de propostas dos vereadores, definindo e informando a periodicidade das análises e das decisões tomadas bem como dos encaminhamentos feitos.

De acordo com Bonafé, a comunicação entre os Poderes é uma das áreas mais importantes no gerenciamento de crises. “Quando o assunto é interação entre os poderes, eu tenho percebido perda de tempo, sobrecarga, retrabalho e a perda de oportunidade de somar redes para ampliar o impacto e garantir assertividade da comunicação. Por isso é importante que essas ações sejam implantadas o quanto antes,” conclui o vereador.

Uma das ações sugeridas já está implementada, que é a criação de um canal de comunicação direta entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, o que que já tem garantido o fluxo de informações oficiais entre os dois poderes.