Sessão especial do Dia da Consciência Negra reúne 11 homenageados

por Imprensa publicado 24/11/2020 19h30, última modificação 02/12/2020 18h53
Sessão especial do Dia da Consciência Negra reúne 11 homenageados

Edna dos Santos recebeu a homenagem pela promoção da cultura negra, em especial através da música

A Câmara de Poços realizou, na última semana, uma sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento atende a uma Resolução aprovada pelo Legislativo em 2014, de autoria do vereador Paulo Eustáquio de Souza (MDB), com o objetivo de homenagear pessoas e entidades que promovem a cultura negra no município.

Foram 11 homenageados em 2020: Genaro Teodoro Leandro, Joana Darc Jeremias Pelozi, Geralda Silva dos Santos, Grupo Union Crew, Edna Matilde dos Santos, Gislaine Olímpio de Sousa, Ana Maria de Paula Cruz, Cristina Roberta da Silva, Juçara Reis Moreira Paiva, José Paulo da Silva e Gabriel de Souza Melo. O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Promoção Social Carlos Eduardo Almeida, do major PM Edilson Ramirez, representando a 18ª Região da Polícia Militar, da secretária-adjunta de Educação Devorie Fraga de Melo Guerra, da presidente da Associação Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei Antonieta de Paula e da ex-presidente da entidade Lúcia Vera de Lima.

Durante a cerimônia, a Câmara enalteceu a história de vida e o trabalho realizado pelos homenageados no município. O Grupo de Dança Union Crew, representado na solenidade pelo diretor e coreografo Ricardo Batista Júnior, utiliza a dança como forma de dar voz às questões sociais que os próprios integrantes enfrentam como, por exemplo, o racismo. José Paulo da Silva, outro homenageado da sessão especial, trabalhou na empresa Alcoa por muitos anos, onde pôde participar de ações comunitárias, e atualmente atua em diversas pastorais da comunidade, sendo também zelador das capelas de São Benedito e Santo Reis, onde há muitos anos colabora com as tradicionais festas realizadas nessas comunidades. Já Ana Maria de Paula Cruz, presidente da Comunidade Afro-Ancestral de Poços de Caldas, atua em projetos sociais, culturais e educacionais contra o racismo, a intolerância religiosa e a favor do empoderamento das mulheres negras. Esses e os demais oito homenageados receberam um diploma dos vereadores.

O vídeo da sessão especial está disponível na página do Legislativo no YouTube.