Secretário de Saúde participa de sessão a convite de vereadores

por Imprensa publicado 24/02/2021 17h40, última modificação 04/03/2021 17h22
Combate à pandemia
Secretário de Saúde participa de sessão a convite de vereadores

Vereadores fizeram diversos questionamentos durante a sessão

Atendendo a convite dos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores, o secretário de Saúde Dr. Mário Krugner participou da última sessão da Câmara, na terça-feira (23). Acompanhado de profissionais que fazem parte da equipe da Secretaria, ele falou, dentre outros assuntos, sobre as medidas que estão sendo tomadas quanto à gestão de combate à pandemia.

A prioridade na vacinação para alguns grupos específicos, como dentistas, farmacêuticos, coveiros e profissionais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e a lotação no transporte coletivo foram algumas das considerações feitas pelo vereador Tiago Braz durante a sessão. “Foi uma iniciativa para tratar de assuntos relacionados à gestão da Covid-19 e demais pautas relacionadas à saúde. Tive a oportunidade de abordar a questão das cirurgias eletivas e exames, se existe um número de leitos reservados para isso, qual o posicionamento da Secretaria de Saúde com relação à lotação do transporte coletivo e sobre a divulgação da lista de vacinados. Também questionei sobre o que houve, de fato, com as vacinas disponibilizadas para os hospitais particulares e como foi fiscalizada essa vacinação, a questão da volta às aulas, entre outros temas”, pontuou.

Sobre o retorno às aulas no sistema híbrido, o secretário de Saúde afirmou que há uma mudança de posicionamento do Comitê Gestor com relação ao assunto, tendo em vista a variante do coronavírus detectada em outros estados brasileiros, inclusive em cidades próximas, no interior de São Paulo. Segundo Tiago Braz, seu gabinete foi procurado por diversos coletivos que indagam se existe preparo para esse retorno. “Fui procurado por coletivos que perguntavam se existem materiais suficientes para o retorno e se há previsão de vacinação dos professores e demais profissionais da educação. O município tem estrutura para suportar um possível aumento de casos, como vem ocorrendo em outras cidades?”, questionou o parlamentar.

Os demais vereadores também fizeram pontuações com relação ao tema e, para o vereador Tiago, foi um momento muito importante promovido pela Câmara de Poços. “Foi uma oportunidade de esclarecer dúvidas e quero destacar, nesse momento, que essa cobrança da população é necessária. É preciso frisar que qualquer denúncia de irregularidade precisa ser feita via Ministério Público, para fiscalização da Promotoria responsável. Se houver algo de errado nessa gestão, que sejam cobradas medidas necessárias”, declarou.

O secretário apresentou dados a respeito da Imunização no município, pontuando que a população estimada de profissionais da saúde em Poços, segundo o Ministério da Saúde, é de 5.453. Até 22 de fevereiro, foram vacinados 4.195 trabalhadores. Ele também falou sobre como está o processo de vacinação dos idosos. O vídeo da sessão, com a apresentação completa do secretário, está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.