Saúde Mental Materna é tema de roda de conversa na Câmara de Poços

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Maior Furta-cor
Saúde Mental Materna é tema de roda de conversa na Câmara de Poços

Um dos objetivos do encontro foi sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna

Sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Este é o objetivo principal da Campanha Maio Furta-cor, que acontece neste mês em todo o país. Na Câmara de Poços, através de uma iniciativa dos vereadores Luzia Martins (PDT) e Lucas Arruda (Rede), foi realizada uma roda de conversa para discutir o tema, na última segunda-feira (08).

Participaram do evento as profissionais Michele Martins, psicóloga perinatal, Patrícia Policani, doula e educadora perinatal, Camila Almeida, psicóloga, neuropsicóloga infantil e educadora perinatal, e Jéssica Brasil, psicóloga clínica e pós-graduanda em Psicologia Perinatal e da Parentalidade. A mediação do debate foi feita pela vereadora Luzia, psicóloga, psicanalista e mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de vida.

Além da paternidade ativa, machismo estrutural e romantização da gravidez, foram discutidos outros temas, como a criação de políticas públicas na área, propagação de informações sobre o assunto na rede de saúde e aumento da licença-paternidade. As profissionais falaram, ainda, sobre como a saúde mental da mãe pode impactar na relação com o bebê.

A psicóloga Michele Martins citou, também, a importância de se debater as violências obstétrica, de gênero e doméstica.”Precisamos sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, através de eventos como esse, que ocorreu na Câmara. Só e possível promover a saúde mental através de políticas públicas de saúde e de leis que amparem e cuidem do bem-estar da mulheres e mães”, disse.

Para a vereadora Luzia, a roda de conversa trouxe uma sensibilização para essa causa, a fim de se promover a saúde mental materna. “Foi um encontro muito produtivo, quando pudemos discutir a importância da dedicação à saúde das mulheres, principalmente quando isso está associado a problemas que a mulher enfrenta sem ter consciência de que está acometida por questões de sofrimento psíquico, como a depressão. Há um estudo de que a cada quatro mulheres uma sofre de depressão perinatal, antes chamada de depressão pós-parto. Precisamos dar atenção a isso e contribuir com uma maternidade mais leve”, ressaltou a parlamentar.

Ainda dentro das ações do Maio Furta-cor, a Câmara recebeu no início do mês a exposição Saúde Mental Materna Importa, que reuniu informações sobre a importância da conscientização, incentivo e cuidado às gestantes e puérperas. Também é de iniciativa dos vereadores Luzia e Lucas a proposição que incluiu no Calendário Comemorativo e de Eventos do Município a Semana Furta-cor.

 

registrado em: