Santa Casa recebe homenagem dos vereadores

Sessão especial
Santa Casa recebe homenagem dos vereadores

Vereadores entregaram uma placa comemorativa à provedora Célia Maria de Souza

Atendendo a um requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede), a Câmara de Poços realizou uma sessão especial em comemoração aos 115 anos de fundação do Hospital da Santa Casa. O evento aconteceu na noite da última terça-feira (28) e reuniu médicos que atuam na instituição, funcionários e comunidade em geral.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi, do superintendente do hospital, Dr. Azer Elias Zenun, da provedora Célia Maria de Souza e do vice-provedor Marcos de Carvalho Dias. Eles receberam uma placa do Legislativo em homenagem aos 115 anos.

Também foram lembrados, durante a cerimônia, profissionais que atuaram e ainda atuam na instituição. Dra. Laura Ávila de Carvalho, Dr. Carlos Antônio de Carvalho e Dr. José Tasca receberam um diploma, representando os demais médicos do hospital. Maria de Lourdes Barros, funcionária que está há mais tempo na Santa Casa, Gilberto Immese, representando todos os órgãos de imprensa que sempre registraram a história do hospital, e Evelyn Emanuelle Santos Barros, representando todos os pacientes, também foram homenageados.

O superintendente do hospital, Dr. Azer Zenun, ressaltou que, apesar das dificuldades, o momento é histórico. “É um momento festivo de 115 anos. Momento histórico que nos emociona e hoje tenho a honra de administrar a Santa Casa. É uma instituição belíssima, mas como muitas dificuldades. Dificuldades financeiras, dificuldades de reforma, temos a Vigilância Sanitária, que a todo momento nos cobra, pois é uma obra antiga, de 1962, mas uma belíssima obra. A Santa Casa foi iniciada com 220 leitos e a cada reforma que é realizada, devido a exigências, nós vamos perdendo e, hoje, possui 162 leitos. Naquela época, a cidade tinha 32 mil habitantes e tínhamos 220 leitos. Atualmente, temos 173 mil habitantes com 162 leitos. Então, temos uma dificuldade imensa para atender não só Poços, mas a população da região”, afirmou.

Ainda segundo Zenun, o hospital tem buscado parcerias, inclusive para ampliações. De acordo com o superintendente, a Santa Casa dá continuidade aos serviços graças ao trabalho de união.

A provedora Célia Mara de Souza enfatizou que as lutas são diárias. “A nossa Santa Casa é uma luta diária, mas felizmente estamos vencendo várias etapas a cada dia. Temos que agradecer os empresários da cidade que sempre nos ajudam, principalmente no CACON, as pessoas físicas e também as entidades e associações de classe”, disse.

Para o vereador Lucas Arruda, a importância histórica do hospital e o trabalho baseado na ética, na responsabilidade social, na cooperação, na humanização e na persistência motivaram a proposição da homenagem. “Uma instituição que é referência regional do SUS para urgência e emergência, que possui a única maternidade da cidade, que é referência para oncologia e para diversos tipos de cirurgias, atuando nos mais diversos níveis de complexidade. Todos nós já tivemos algum tipo de serviço prestado pela Santa Casa ou algum de nossos entes queridos e amigos, então a história se confunde com a história de todos nós. Agradeço o acolhimento da proposta por todos os vereadores. Apesar de ser uma iniciativa do meu gabinete, a homenagem é da Câmara de Poços”.

A sessão especial foi marcada, ainda, pela apresentação dos músicos Rafael Braga Sisti, Yasmin Paola Costa Fernandes e Jaime Sebastião Freitas. O vídeo da solenidade estão disponível no Portal da Câmara.

Ainda em comemoração aos 115 anos da Santa Casa, o Legislativo recebe uma exposição fotográfica até o dia 31 de maio. As imagens fazem parte do acervo histórico do jornalista Gilberto Immese e foram cedidas à instituição. As visitas podem ser feitas das 12h às 18h.