Roberto Santos solicita informações sobre lista de espera para cirurgias ortopédicas
O legislador indaga se é verdadeira a informação de que falta material para as cirurgias e quantos são os pacientes que aguardam na fila
Um Requerimento apresentado pelo vereador Roberto Santos (REPUBLICANOS) foi aprovado pela Câmara, na última semana, questionando o Executivo sobre a realização de cirurgias ortopédicas em Poços. Segundo o parlamentar, muitas pessoas têm relatado dificuldades devido à longa espera pelo procedimento.
No documento, o legislador indaga se é verdadeira a informação de que falta material para as cirurgias e quantos são os pacientes que aguardam na fila. “Este é um tema muito recorrente. Durante a votação do Requerimento, pude apresentar apenas um exemplo diante dos demais que chegaram até meu gabinete. A maioria é pai de família que anseia por esse procedimento”, disse.
Ainda de acordo com o vereador, muitas pessoas ficam impossibilitadas de voltar ao trabalho enquanto aguardam as cirurgias. “A questão das cirurgias é preocupante e a Câmara tem debatido esse tema exaustivamente. Estamos perguntando à Prefeitura, inclusive, quantos ortopedistas atuam para suprir essa demanda”, afirmou.
Laqueadura e vasectomia
Outros assuntos foram abordados pelo vereador Roberto Santos através de Requerimentos, também envolvendo a Saúde. Ele questiona o Executivo sobre as cirurgias de laqueadura e de vasectomia. “É importante que tenhamos informações sobre como estão as ações do município com relação ao planejamento familiar. Além disso, é preciso assegurar o acesso aos métodos de contracepção eficazes e seguros e auxiliar no direito de escolha destes cidadãos. Por isso estamos buscando dados a respeito dessas cirurgias”, ressaltou.
Nos Requerimentos, o vereador indaga quantas mulheres aguardam o procedimento de laqueadura, qual o prazo médio de espera e se existe planejamento de um mutirão. Com relação à vasectomia, ele solicita informações sobre os trâmites utilizados pelo Sistema de Saúde para prestar atendimento às famílias que desejam fazer o procedimento e se existe atendimento psicológico durante esse processo.