Ricardo Sabino questiona ações do município para atingir meta de vacinação

Requerimento
Ricardo Sabino questiona ações do município para atingir meta de vacinação

Ricardo Sabino pediu uma atenção especial do Executivo nessa área

Na última reunião ordinária da Câmara, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento n. 234, que solicita informações do Executivo sobre a vacinação em Poços de Caldas. Segundo o autor da proposição, vereador Ricardo Sabino (PSDB), informações do Ministério da Saúde apontam que o município não atingiu, no ano passado, a meta de vacinação de Pólio e Sarampo. No requerimento, ele questiona quais ações a Prefeitura pretende adotar visando à mudança dessa situação em 2019.

A postura da Secretaria Municipal de Saúde com relação às crianças que não participam das campanhas de vacinação também foi um assunto abordado pelo vereador. “O intuito é saber como está a questão das metas de vacinação em Poços, se elas estão sendo atingidas de forma geral, e também qual o controle adotado no que se refere às crianças que, por algum motivo, não participam das campanhas”, afirma.

Sabino ressalta que o trabalho de imunização, como a maioria das pessoas já sabe, tem resultados comprovados no Brasil e no mundo. “Ao vacinar a população, acontece a diminuição da incidência de determinadas doenças e, ao longo das campanhas, os índices caem até que nenhum caso seja mais registrado, mostrando que todos estão protegidos”, diz.

O legislador destaca, ainda, que no Brasil já houve a erradicação e redução de casos de diversas doenças, como a varíola e o tétano neonatal. Para ele, o assunto merece uma atenção especial do Executivo, no intuito de planejar e executar políticas públicas nessa área.