Reunião proposta pelo vereador Kleber Silva discute ações para melhoria da segurança pública

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Furto de motos e carros
Reunião proposta pelo vereador Kleber Silva discute ações para melhoria da segurança pública

Reunião tratou, em especial, do aumento dos furtos de motos e carros

Discutir ações para melhoria da segurança pública em Poços, especialmente ações de prevenção aos furtos de motos e veículos. Esse foi o objetivo principal de uma reunião na Câmara Municipal, na tarde da última terça-feira (05), a pedido do vereador Kleber Silva (NOVO). O encontro contou, ainda, com a presença dos vereadores Douglas Dofu (UNIÃO), Luzia Martins (PDT) e Tiago Braz (REDE).

Também participaram dos debates o secretário de Defesa Social Rafael Tadeu Conde Maria, a promotora de Justiça Dra. Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, a delegada regional de Policia Civil Dra. Maria Cecília Gomes Flora, o diretor da Guada Municipal Marcelo Gavião Bastos, o guarda municipal Franselmo Lopes da Silva, o major PM Bruno Cunha Nunes, os tenentes PM Esdras José da Silva e Samuel Ferreira Mendes, e os representantes da Associação de Mototaxistas e Motoentregadores Douglas Pelegrino e Alex Lima de Oliveira.

O vereador Kleber Silva iniciou a reunião pontuando algumas questões como, por exemplo, a preocupação do Poder Legislativo com o tema segurança pública, a Moção de Apelo, apresentada pelo seu gabinete ao governador Romeu Zema, para aumento do efetivo da PM, o aumento do número de furtos de motocicletas e carros, principalmente após a pandemia, e a importância de soluções a curto prazo.

Todos os presentes puderam expor sugestões e possíveis ações a fim de minimizar os problemas encontrados atualmente no município. A construção de um novo presídio e a implantação da APAC foram considerados fundamentais nesse processo, como providências a longo prazo. Outras propostas foram apresentadas, como a realização de um trabalho conjunto entre os órgãos de segurança. O intuito é traçar estratégias a partir de um levantamento dos locais onde mais acontecem furtos, do perfil daqueles que praticam, do comportamento das vítimas e do envolvimento de menores.

Tanto a Polícia Militar, como também a Polícia Civil e a Secretaria de Defesa Social, falaram sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas, pontuando as dificuldades e limitações encontradas. Os representantes da Associação de Mototaxistas se dispuseram a promover um trabalho em conjunto com a PM, no sentido de criar uma rede de apoio, semelhante à Rede de Vizinhos Protegidos. Outra questão abordada foi a necessidade de uma campanha de prevenção para evitar os furtos de carros. Os presentes citaram, por exemplo, o número elevado de veículos que ficam durante toda a noite estacionados nas ruas da cidade.

Segundo Kleber Silva, a reunião foi extremamente proveitosa e, por sugestão de todos os presentes, os encontros para debater a segurança serão realizados, pelo menos, uma vez por mês. “Essas reuniões periódicas serão muito importantes para que cada órgão analise a situação e traga possíveis providências a serem tomadas. Tivemos nesse primeiro encontro ótimas considerações e a expectativa é que dia a após dia as reivindicações possam ser atendidas, diminuindo os problemas que temos hoje com relação à segurança. Estaremos eu e o vereador Dofu em BH nas próximas semanas, oportunidade em que também levaremos demandas ao governo estadual”, afirmou.

 

 

registrado em: