Reunião promovida pela vereadora Luzia Martins discute implantação do programa Jovem Aprendiz
Na última sexta-feira (07), aconteceu uma reunião na Câmara de Poços, proposta pela vereadora Luzia Martins (PDT), para tratar da criação do programa Jovem Aprendiz no município. A parlamentar tem discutido o tema desde o ano passado, inclusive através de Anteprojetos de Lei enviados à Prefeitura.
A reunião contou com a presença dos vereadores Douglas Dofu (UNIÃO), Kleber Silva (NOVO) e Lucas Arruda (REDE), do secretário adjunto de Administração e Gestão de Pessoas Eduardo Navarro e de representantes do Conselho Tutelar e de instituições que integram o Sistema “S”, voltadas ao treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica.
O Anteprojeto de Lei apresentado pela vereadora em 2022, complementando o que foi elaborado no ano passado, dispõe sobre a implantação do programa Jovem Aprendiz em Poços de Caldas, por meio da contratação de instituições qualificadas em formação técnico-profissional que tenham por objetivos a educação profissional e a assistência ao adolescente. A proposição prevê o atendimento a jovens entre 14 e 18 anos, com o objetivo de estimular o primeiro emprego, garantindo o ingresso do jovem no mundo do trabalho e estimulando o seu desenvolvimento diante da escolha profissional.
Luzia Martins destaca que as ações do Programa Jovem Aprendiz vislumbram a formação profissional, o que tem como consequência o desenvolvimento econômico e social da população jovem. Além disso, para a vereadora, a iniciativa reduz a evasão escolar, o desemprego e até a criminalidade, pois oferece oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade social, incentivando o exercício dos seus direitos e deveres enquanto desenvolvem a autossuficiência e o engajamento social.
A parlamentar ressalta, ainda, a ausência de uma iniciativa similar ao projeto no município. “Precisamos investir nesses jovens, precisamos oferecer a eles condições para que façam suas escolhas. O que nós vivenciamos em Poços, hoje, é essa falta de oportunidade. Tivemos aí a questão da extinção da Guarda Mirim, por questões legais, e precisamos substituir esse programa pelo Jovem Aprendiz, que proporciona aos jovens direcionamentos para que sejam inseridos no mundo do trabalho”, enfatiza.
O Anteprojeto de Lei encaminhado ao Executivo, caso acatado, volta à Câmara como Projeto de Lei para votação. A proposição está disponível para consulta no Portal da Câmara.