Requerimento do vereador Ricardo Sabino alerta para necessidade de desassoreamento da Saturnino

por Imprensa publicado 15/10/2024 17h20, última modificação 25/10/2024 17h45
Providências
Requerimento do vereador Ricardo Sabino alerta para necessidade de desassoreamento da Saturnino

Proposição foi apresentada pelo vereador Ricardo Sabino (PL)

Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária, a Câmara de Poços aprovou o Requerimento n. 2.326, de autoria do vereador Ricardo Sabino (PL), que solicita informações do Executivo sobre a ausência de desassoreamento da represa Saturnino de Brito. No documento, o parlamentar alerta para a necessidade de realização da obra, uma vez que ela, no período de estiagem, minimiza os riscos de interrupção do abastecimento.

Com a diminuição contínua do volume de água da represa e o processo natural de assoreamento, que pode reduzir significativamente sua capacidade de armazenamento, o vereador chama atenção para a importância de ações que minimizem o problema. "Apresento este Requerimento porque a Represa Saturnino de Brito é crucial para o abastecimento de água da nossa cidade e o desassoreamento precisa ser feito durante a estiagem para garantir sua capacidade máxima. Estou preocupado que, mesmo estando no período ideal para essa manutenção, nada foi feito até agora. Quero entender os motivos dessa falta de ação, se há um plano para o futuro e quais medidas estão sendo tomadas para evitar que a população sofra com a falta d'água. A segurança hídrica é uma prioridade e é por isso que cobro respostas e soluções do Executivo”, diz.

Entre outras informações, Ricardo Sabino questiona se existe algum cronograma ou planejamento por parte do Executivo sobre esse assunto, quais medidas estão sendo adotadas para mitigar os impactos da redução no volume de água da represa e se há estudos ou relatórios técnicos recentes que comprovem a necessidade urgente de desassoreamento da Represa Saturnino de Brito “A falta de intervenções pode resultar em sérios problemas de desabastecimento, especialmente se o clima seco persistir”, finaliza o legislador.