Próxima reunião do Parlamento Regional Mantiqueira será em dezembro
A Câmara de Poços promoveu, na última semana, o segundo encontro para discutir a criação do Parlamento Regional Mantiqueira, formado por municípios do sul e sudoeste de Minas Gerais. Durante o evento, além da assinatura do estatuto, os presidentes e vereadores de Câmaras da região analisaram a minuta do Regimento Interno da associação, que será votado no próximo encontro, agendado para o início de dezembro.
A reunião contou com a presença do presidente da Câmara de Poços Carlos Roberto de Oliveira Costa (PSC), dos vereadores Marcelo Heitor (PSC) e Pedro Magalhães (PSDB), do deputado estadual Mauro Tramonte, do presidente da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas Valdir Sementile e do capitão Jeferson de Oliveira Silva, representando o 6º Comando Operacional de Bombeiros. Vereadores das cidades de Caldas, Cabo Verde, Botelhos, Machado, Bocaina de Minas, Guaxupé e Pouso Alto também estiveram presentes.
Para o deputado estadual Mauro Tramonte, a criação de um Parlamento Regional é uma grande conquista para o sul de Minas. “A princípio, precisamos levar em consideração a grandiosidade do que estamos agora na iminência de inaugurar. Digo isso, pois a implantação de um Parlamento torna público o desejo de municípios, representados pelos excelentíssimos vereadores, de colaboração e união pelo fortalecimento do nosso sul de Minas. O Parlamento Mantiqueira vai de acordo com os preceitos políticos estabelecidos em 1889, data da instauração da República Federativa do Brasil. Essa data é de enorme importância quando nos recordamos que foi nela que se estabeleceu que o Estado Brasileiro é federalista”, afirmou o deputado durante seu discurso no evento.
A proposta de criação de um Parlamento Regional foi apresentada pelo presidente da Casa, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa, em agosto desse ano, durante uma reunião com vereadores de diversos municípios. De acordo com o parlamentar, o segundo encontro possibilitou a discussão dos próximos passos que as Câmaras devem seguir para votação do Regimento e eleição da Mesa Diretora. “Algumas cidades já aprovaram as leis que permitem a associação ao Parlamento e a expectativa é que, quando todas fizerem esse processo, possamos votar o Regimento e eleger a Mesa dos Trabalhos. Foi uma reunião muito importante e, mais uma vez, de fortalecimento dos municípios”, ressaltou.
Ainda de acordo com o presidente, a intenção é que a formação de um conjunto de Câmaras Municipais agregue esforços e trabalhe pela defesa dos direitos e interesses dos cidadãos. “O Parlamento propicia a união dos Poderes, no intuito de levar, sobretudo aos Governos do Estado e Federal, as necessidades da região. Avalio como um fato de grande importância, pois o Parlamento vai além de uma associação. Acontecerão reuniões bimestrais, oportunidade em que os vereadores, ouvindo a população, trarão as demandas para os encaminhamentos necessários”, disse.
Durante o evento, houve também uma palestra com a professora Dra. Andreza Barbosa, representante do Conselho Regional de Administração – CREA/MG. Ela falou aos presentes sobre formações disponíveis na área de Gestão Pública, oferecidas através do Conselho.
O vídeo do segundo encontro do Parlamento Mantiqueira está disponível para consulta na página da Câmara no YouTube.