Proposta do vereador Lucas Arruda cria o Banco de Projetos Acadêmicos no município
O Projeto de Lei N°126/2022 cria o Banco de Projetos Acadêmicos em Poços de Caldas. Os objetivos principais são promover a utilização e o aproveitamento de projetos acadêmicos na administração municipal, aproximar os pesquisadores dos poder público e incentivar a realização de pesquisas e projetos. A matéria, de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), foi aprovada pelo Legislativo, na última semana.
Outras finalidades do Banco de Projetos Acadêmicos são promover a participação popular e utilizar ideias e projetos para melhorar a qualidade de vida da população. Qualquer pessoa interessada poderá cadastrar no Banco de Projetos Acadêmicos: projetos de pesquisa científica em qualquer área do conhecimento humano; trabalhos de conclusão de curso ou monografias de graduação e pós-graduação; teses de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
De acordo com o Projeto de Lei aprovado, os Poderes Executivo e Legislativo poderão utilizar projetos cadastrados para aplicação no município, desde que os créditos sejam dados ao pesquisador ou autor do trabalho, contendo ainda nome do orientador e da instituição de ensino a que o trabalho está sendo submetido. A norma prevê, também, a realização anual de uma exposição com os principais projetos cadastrados e aqueles utilizados do Banco de Projetos Acadêmicos.
A proposta apresentada pelo vereador Lucas Arruda foi construída em conjunto com as seguintes instituições: Diretório Central dos Estudantes da PUC Minas, campus Poços de Caldas; Diretório Acadêmico Afonso Celso de Freitas Patelli, do curso de Direito; Diretório Acadêmico de Fisioterapia XIII de Outubro; Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção; Diretório Acadêmico de Publicidade e Propaganda; Diretório Acadêmico de Relações Internacionais; Diretório Acadêmico Oscar Niemeyer de Arquitetura e Urbanismo; Diretório Acadêmico Nise da Silveira, do curso de Medicina; Diretório Acadêmico Professor José Gabriel Maluf Soler, do curso de Engenharia Civil; Diretório Acadêmico de Administração; Diretório Acadêmico Lúcia Helena de Freitas, do curso de Enfermagem.
Segundo o parlamentar, por ser uma cidade universitária, Poços de Caldas é privilegiada para executar uma atividade como esta. “É um Banco de Projetos Acadêmicos, como se fosse uma revista municipal de publicação de trabalhos e artigos acadêmicos, principalmente de conclusão de curso. Isto é uma produção de conhecimento muito relevante para o município. Dessa forma, o estudante que tiver uma pesquisa que vá agregar ou colaborar com a gestão pública, até mesmo para implementação de alguns projetos, ele pode submeter esse trabalho e caberá à administração do município avaliar se há como colocar o projeto em prática. É uma ação para que estes projetos não acabem dentro das gavetas das universidades e sem nenhum andamento. Temos certeza que muitos desses trabalhos podem ajudar com o desenvolvimento e o futuro da nossa cidade”, afirmou.
A proposição aprovada pela Câmara segue para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município.