Projeto sugere criação do Programa Extraordinário de Reforço Escolar

por Imprensa publicado 02/03/2021 13h05, última modificação 05/03/2021 17h49
Projeto sugere criação do Programa Extraordinário de Reforço Escolar

Projeto de autoria do vereador Wilson Rodrigues foi encaminhado às comissões da Câmara

Foi encaminhado às comissões permanentes da Câmara o Projeto de Lei n. 15/2021, que institui o Programa Extraordinário de Reforço Escolar para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. A proposta, de autoria do vereador Wilson Rodrigues da Silva (DEM), tem como objetivo diminuir as dificuldades de aprendizagem decorrentes dos impactos da pandemia do Coronavírus.

De acordo com a proposição, para que o objetivo do programa seja alcançado, o município deverá: mapear os alunos com menor rendimento escolar, baseado nas provas aplicadas ou na percepção dos profissionais da educação municipal; identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com menor rendimento escolar durante o período da pandemia; produzir conteúdo específico para o reforço escolar; prover de infraestrutura e recursos necessários os profissionais da educação municipal, bem como os alunos identificados com baixo rendimento escolar; disponibilizar o reforço escolar aos alunos matriculados nas unidades municipais de ensino impactados pela pandemia.

Segundo Wilson Silva, os alunos têm enfrentado muitas dificuldades para o acompanhamento das aulas, sobretudo em função da falta de acesso ou conexão limitada à Internet. “A criação do programa de reforço escolar visa criar instrumentos para que o poder público possa atenuar as possíveis dificuldades de aprendizagem identificadas pela comunidade. Devido à pandemia este ano, a situação tornou-se complicada com a suspensão das aulas presenciais. A Câmara sempre esteve atenda às dificuldades enfrentadas no sistema educacional, tanto para o corpo docente quanto para os alunos, dificuldades estas que foram agravadas com a crise econômica e a pandemia de Covid-19”, ressalta.

Para o legislador, é preciso implementar ações que minimizem esses problemas momentâneos e, ao mesmo tempo, propor ações para melhorar o rendimento escolar dos alunos.

Psicologia e Serviço Social

O vereador é autor, também, do Projeto de Lei n. 17/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de serviços de psicologia e serviço social na rede pública de educação básica. A finalidade é atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação, por meio de equipes multidisciplinares, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com Wilson Silva, a Lei Federal n. 13.935/2019 trata desse tema e a expectativa é que Poços possa, também, implantar e regulamentar a norma. “A presença de psicólogos e assistentes sociais no ambiente escolar constitui-se como um grande avanço, à medida que busca trabalhar as relações e interações que ocorrem entre a escola, o aluno e a família, minimizando as dificuldades que aparecem no contexto escolar. Espero que a proposta receba parecer favorável e seja aprovada pelo Legislativo”, afirma.

Os dois Projetos de Lei estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.