Projeto institui Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

por Imprensa publicado 09/06/2021 16h55, última modificação 16/06/2021 16h58
Em análise pela Câmara
Projeto institui Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Projeto apresentado pelos vereadores está em análise pelas Comissões Permanentes

De autoria dos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Luzia Martins (PDT), o Projeto de Lei n. 65/2021 institui o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. A matéria prevê a aquisição de alimentos e demais produtos constantes na lista da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), produzidos por agricultores familiares de Poços inscritos e com cadastro ativo no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Promover o acesso à alimentação e fortalecer a Agricultura Familiar são os objetivos principais da proposta. Segundo os parlamentares, a iniciativa vem reforçar o papel do município nas ações voltadas ao fomento de atividades agrícolas e, também, ao amparo dos agricultores e familiares.

No Projeto, os vereadores afirmam que existem algumas políticas públicas para o setor da Agricultura Familiar, no entanto elas têm sido desestimuladas pelo Governo Federal, nos últimos anos. “A Política de Aquisição de Alimentos, até o momento, foi praticada apenas com recursos federais e, nos últimos anos, esses recursos tiveram cortes significativos. É notável que a Agricultura Familiar e as associações de trabalhadores e produtores rurais têm papel relevante de influência na economia do município e na economia regional. Entendemos que o presente Projeto de Lei poderá contribuir no atendimento às necessidades dos agricultores familiares, bem como atender as necessidades de segurança alimentar e nutricional da cidade”, ressaltam.

Os objetivos principais da aquisição de alimentos da Agricultura Familiar são: o abastecimento da rede socioassistencial; o abastecimento de equipamentos de alimentação e nutrição; o abastecimento da rede pública e filantrópica de ensino; a constituição de estoques públicos de alimentos, destinados a ações de abastecimento social ou venda; o atendimento de outras demandas definidas no âmbito do Programa Municipal. O Projeto de Lei estabelece, ainda, que tal aquisição será realizada segundo os critérios estabelecidos nas Leis Federais nº 10.696 (Dispõe sobre a repactuação e o alongamento de dívidas oriundas de operações de crédito rural e dá outras providências) n° 12.512 (Institui o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais), além do Decreto Federal nº 7.775 (Regulamenta o Programa de Aquisição de Alimentos), com pagamento ao fornecedor de acordo com a Tabela de Preços da CONAB.

Segundo Luzia Martins, para falar do Programa de Aquisição de Alimentos, é preciso lembrar da importância da segurança alimentar e nutricional. “Esse é um dos direitos que vem possibilitar o acesso regular e permanente a uma alimentação de qualidade. Então, para promover essa segurança alimentar nós precisamos desenvolver algumas ações, entre elas o Programa de Aquisição de Alimentos. Temos em Poços o Banco de Alimentos e o PAA Federal, no entanto o programa municipal vem garantir continuidade. Isso é importante enquanto política pública, porque o Governo Federal tem diminuído o investimento e deixado algumas lacunas. Dessa forma, precisamos fortalecer a produção local, as redes de comercialização, a produção orgânica, incentivar hábitos alimentares saudáveis, estimular geração de renda e algumas práticas como cooperativismo e associativismo”, diz.

O vereador Lucas Arruda também comenta sobre a redução de investimentos pelo Governo Federal nessa área. “O PAA fortalece esse tipo de agricultura, fazendo com que o homem do campo tenha mais perspectiva de continuar produzindo alimentos. Infelizmente, temos visto uma redução de recursos para essa finalidade, o que gera angústia e preocupação nos produtores. Defendemos que o município crie, através de dotações orçamentárias próprias, um programa municipal e esse assunto vem sendo discutido há bastante tempo com o Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Emater e com associações rurais. Em 2019, foi criado o Fundo de Desenvolvimento Rural e Sustentável, inclusive os recursos desse Fundo podem ser utilizados nesse projeto”, afirma.

O Projeto de Lei está em análise pelas Assessorias e Comissões Permanentes e está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.

registrado em: