Projeto Gincana do Saber incentiva leitura e discussão da Constituição Federal
Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo é uma das participantes na primeira edição da Gincana do Saber
Aprovado pela Câmara em julho desse ano, o projeto Gincana do Saber tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania de estudantes do ensino fundamental II, através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos, durante o desenvolvimento da gincana, devem estudar o livro Constituição em Miúdos, de autoria da coordenadora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, Madu Macedo, que trata de questões da Constituição Federal em uma linguagem simples direcionada a adolescentes.
A primeira edição do projeto na Câmara de Poços já está em andamento e, em 2019, serão cinco escolas participantes: Centro Educacional Poços de Caldas (Cepoc), Escola Estadual David Campista, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira e Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. A diretora da Escola do Legislativo de Poços, Tais Ferreira, tem se reunido com professores e alunos para explicar a dinâmica do projeto e esclarecer dúvidas sobre como serão as próximas etapas.
A Gincana do Saber desse ano conta com a participação de estudantes do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, que atuarão como monitores durante as fases de visita às escolas, elaboração de perguntas sobre a Constituição em Miúdos e validação das respostas na gincana. O lançamento oficial do projeto, com todos os alunos participantes, será no dia 09 de setembro, às 14h30, no Plenário da Câmara.
Taís Ferreira explica que o novo projeto envolve várias etapas, como adesão da escola interessada, capacitação de professores e monitores, realização da 1ª etapa (palestras e gincana nas escolas), inscrição das duplas vencedoras nas escolas, cerimônia de lançamento e realização da 2ª etapa (oficinas e gincana na Câmara). “Estamos concluindo a fase de visita às escolas, e nessa etapa, nós explicamos o que é a Constituição em Miúdos, do que ela trata, e como será o desenrolar do projeto. Depois desses encontros, vamos dar início à gincana nas próprias escolas, com inscrição prévia das duplas de alunos que queiram participar. As perguntas da gincana serão de múltipla escolha sobre o livro e ficam classificadas para a segunda etapa do projeto, que será na Câmara, duas duplas de cada escola”, conta.
A segunda etapa na Câmara consiste na realização de oficinas de formação política e uma oficina preparatória sobre a Constituição Federal. A gincana também será com perguntas e respostas sobre o tema principal e contará com duas fases, eliminatória e final, que acontecerão nos dias 04 e 11 de outubro. As duplas que finalizarem o projeto nas três primeiras colocações receberão medalhas e as escolas receberão troféus. A dupla vencedora participará da Gincana do Saber Regional na cidade de São Lourenço, no mês de novembro.
Tais destaca que esse é mais um projeto que a Câmara implanta visando à formação política dos jovens. “O projeto foi idealizado pela Câmara de Pouso Alegre e, posteriormente, vários municípios aderiram à ideia. A Gincana do Saber tem como objetivo oferecer formação política aos alunos do ensino fundamental II, faixa etária que normalmente não participa dos projetos institucionais da Escola do Legislativo. O projeto tem um formato diferente dos demais, abordando um tema tão importante, que é a nossa Constituição Federal, através de um jogo de perguntas e respostas. Os participantes aprendem conceitos de cidadania de uma forma lúdica, além de conhecerem o Poder Legislativo, as funções e o cotidiano da Câmara”, comenta.
O projeto Gincana do Saber foi instituído na Câmara através da Resolução n. 837. Além de estimular a participação político-social ativa dos alunos, ele tem como objetivos: levar conhecimento sobre conteúdos e conceitos relativos à Constituição Federal e à Lei Orgânica Municipal; possibilitar aos alunos o acesso à Câmara Municipal de Poços de Caldas, bem como conhecimento das propostas apresentadas no Legislativo em prol da comunidade; sensibilizar professores, funcionários de escolas e pais de alunos para participarem do projeto e apresentarem sugestões para o seu aperfeiçoamento; proporcionar o contato entre alunos e servidores das mais diversas assessorias da Câmara, para que entendam o papel do servidor público e sua importância no contexto das atividades do Poder Legislativo; favorecer a participação do público universitário no projeto através de parcerias com instituições de Ensino Superior.