Projeto de Lei cria o Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Aprovado pela Câmara
Projeto de Lei cria o Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

De acordo com a parlamentar, moradores de várias regiões têm apresentado reclamações sobre a falta de médicos em PSFs (Crédito foto: Michelle Veloso)

Aprovado pela Câmara de Poços em segunda e última discussão, o Projeto de Lei n. 09/2023 propõe a inclusão do Dia da Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Calendário Comemorativo e de Eventos do Município. A proposição é de iniciativa da vereadora Luzia Martins (PDT).

De acordo com a nova legislação. a data será comemorada, anualmente, em 09 de outubro. Para a autora, trata-se de uma medida importante para conscientizar e sensibilizar a sociedade a respeito da necessidade de envolver os homens na luta contra a violência de gênero. Acho o projeto fundamental para complementar as ações referentes a não violência contra a mulher. Tenho batido muito nessa tecla que nós temos que chamar os homens para falar sobre o tema. As mulheres já têm demonstrado as suas dificuldades em todas as nuances, elas têm apresentado várias violências, como a física, a psíquica, a patrimonial, dentre outras. E os homens precisam participar dessa discussão. Então, é o início de uma ação que propõe que os homens se mobilizem para a não violência contra a mulher”, disse a vereadora Luzia Martins.

Ainda segundo a parlamentar, a criação de um dia específico para a mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres pode ser uma oportunidade para promover a conscientização e a educação sobre a importância de relacionamentos saudáveis e não violentos, incentivando os homens a se tornarem aliados na luta contra a violência de gênero. “Por isso, quando apresentei a proposta, convidei todos os colegas vereadores para serem coautores, porque eu acho que é assim que vamos conseguir mudar essa triste estatística que vivemos atualmente. Fico muito feliz que o projeto tenha sido aprovado, em especial no final do mês de agosto, quando temos o Agosto Lilás. É mais uma demonstração de que esta Casa se preocupa com as causas das mulheres”, afirmou.

registrado em: