Projeto de lei assegura fornecimento de óculos de grau às famílias de baixa renda

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Em análise pela Câmara
Projeto de lei assegura fornecimento de óculos de grau às famílias de baixa renda

Além do Projeto de Lei, Lucas Arruda apresentou um Requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre o assunto

Está em análise pelas Assessorias e Comissões Permanentes da Câmara o Projeto de Lei n. 47/2024, de autoria do vereador Lucas Arruda (Rede), que assegura o fornecimento de óculos de grau às famílias inscritas no CadÚnico, programa do Governo Federal que traça um mapa das famílias de baixa renda no Brasil. De acordo com a proposta, poderão ser beneficiadas pessoas com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo mensal, que residam em Poços de Caldas.

Segundo o parlamentar, muitas são as demandas com relação a esse assunto. “Você vai ao médico, ele passa uma receita de um óculos. Aí, você sai da consulta, não tem essa possibilidade de conseguir pelo SUS e a família não tem condições de comprar. Uma situação complicada, porque sabemos que o problema de visão pode ser agravado, principalmente para crianças que estão em idade escolar. O Projeto de Lei vem garantir esse acesso e promover a saúde e qualidade de vida”, afirma.

Além do projeto, Lucas Arruda apresentou um Requerimento solicitando informações oficiais da Prefeitura sobre o assunto. “Sabemos que as consultas oftalmológicas são oferecidas pelo SUS, mas, muitas vezes, diante de um diagnóstico que indique ao paciente o uso de óculos, esse se vê impossibilitado de adquirir o equipamento pelo comprometimento de sua renda. Por isso, estamos fazendo alguns questionamentos, entre eles quantas consultas são realizadas por mês em Poços de Calda, se há pedidos para a confecção de óculos via SUS ou Promoção Social de pessoas sem condições de adquirir de forma particular e qual a demanda registrada nos últimos 24 meses. Todos esses dados são importantes para que a lei, caso aprovada, possa ser regulamentada e cumprida, resolvendo um problema que afeta muitas famílias”, diz.

As duas proposições apresentadas pelo vereador estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, no endereço www.pocosdecaldas.mg.leg.br.