Professores, funcionários e alunos do Colégio Municipal são homenageados na Câmara
A Câmara de Poços realizou, na noite da última terça-feira (26), uma sessão especial em homenagem aos 41 anos do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. O evento foi proposto pelo vereador Álvaro Cagnani (PSDB), através de requerimento aprovado pelos demais vereadores, e reuniu professores, funcionários e alunos da instituição.
A diretora Ângela Maria de Castro Borba e a vice-diretora Neusa Marques de Oliveira Alexandre receberam uma placa do Legislativo. Também foram homenageados, representando toda a escola, os professores Geraldo Bailão da Silva Júnior e Regina Célia Martins Luz, as funcionárias Dulce de Fátima Betti e Vanessa Cristina Alcísio, e os alunos Lídia Aparecida Soares e Samuel Oliveira Bernardes. Ao final da solenidade, houve uma apresentação da Banda Marcial do colégio.
Em seu discurso, a diretora Ângela Borba ressaltou que o colégio fez parte da história de muitas pessoas. “A direção do Colégio Dr. José Vargas de Souza agradece, em nome de toda a comunidade, a oportunidade de comemorar mais um ano da nossa querida escola. O colégio, de primeiro e segundo graus, foi fundado em 1927 como o nome de Ateneu Brasiliense, pelo professor Luiz Cassiano da Silva, passou por diversos nomes no decorrer de sua história, sempre com uma referência em educação na cidade. Em 1977, através da Portaria n. 232, o colégio passa a denominar-se Colégio Dr. José Vargas de Souza. Nosso colégio, no decorrer de décadas, foi palco de muitas histórias, marcando a vida escolar de milhares de alunos”, declarou.
Ainda durante o evento, a diretora destacou que a importância e a relevância do patrimônio geram grandes responsabilidades. Nesse sentido, ela pediu estudos visando à reforma total do prédio, que hoje atende cerca de 2.300 crianças, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
O vereador Álvaro Cagnani falou da satisfação em propor a homenagem, com o apoio de todos os legisladores. Ele lembrou, durante a cerimônia, que a Câmara aprovou o projeto que prevê o tombamento do colégio, lei já sancionada pelo chefe do Executivo. “Foi um projeto que tive a honra de ser o autor e que contou com o apoio, novamente, de todos os vereadores. Essa lei já foi sancionada pelo prefeito e, hoje, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços, respeitadas as legislações, é responsável por promover projetos e obras de restaurações do bem tombado, fixando as linhas de ação e prioridades, bem como a fiscalização e orientações sobre a preservação”, afirmou.
O evento contou, ainda, com a presença do vice-prefeito Flávio Faria e da supervisora Rosemary Perugini Torres, representando a Secretaria Municipal de Educação. O vídeo da homenagem está disponível no Portal da Câmara e na página do Legislativo no Youtube.