Polo Sudoeste realiza curso de formação para coordenadores municipais

por Imprensa publicado 10/05/2021 18h05, última modificação 18/05/2021 14h55
PJ Minas
Polo Sudoeste realiza curso de formação para coordenadores municipais

Professor Sérgio Pedini apresentou o tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Dez municípios da região, que fazem parte do Polo Sudoeste do Parlamento Jovem de Minas, participaram de um curso de formação para coordenadores do projeto. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara de Poços, na última sexta-feira (07), e reuniu representantes das cidades de Guaxupé, Itaú de Minas, Albertina, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Juruaia, Muzambinho e Poços de Caldas.

O objetivo do evento foi apresentar aos municípios informações sobre como preparar as oficinas de formação temática, com início neste mês de maio, e as Plenárias Municipais que serão realizadas no final do mês de junho. A abertura do encontro contou com a participação do prof. Dr. Sérgio Pedini, do IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas, que fez uma apresentação geral do tema deste ano: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pedini abordou, ainda, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.

Os coordenadores Pedro Alves, de Guaxupé, e Wallison Parreira, de Itaú de Minas, falaram sobre as oficinas temáticas e sobre as ferramentas e atividades que podem ser utilizadas pelas Câmaras na realização desses encontros. Eles repassaram informações, também, a respeito da elaboração de propostas sobre o tema principal. A coordenadora regional do projeto, Taís Ferreira, encerrou o evento e explicou a dinâmica das Plenárias e as regras para a votação das propostas.

Lançamento estadual

Ainda na sexta-feira (07), a Câmara de Poços marcou presença no lançamento estadual do PJ 2021, realizado de forma remota pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), foi convidado para participar do evento representando todas as Câmaras do estado que fazem parte do projeto.

O presidente ressaltou a importância do Parlamento Jovem para as Câmaras Municipais mineiras. “Foi uma satisfação imensa participar deste evento e ressaltar a importância do Parlamento Jovem para as Câmaras Municipais. Um projeto que traz protagonismo ao estudante do ensino médio, que visa dar voz a nossa juventude e acolher seus anseios, deve ser apoiado por todos os parlamentares de uma Casa Legislativa. O Parlamento Jovem é uma grande ferramenta que leva conhecimento e incentiva o jovem a participar de uma maneira propositiva da política. Mas não são somente os alunos que se beneficiam do projeto. A população ganha, pois as propostas que são apresentadas melhoram a qualidade de vida do cidadão”, disse.

Marcelo Heitor enfatizou, ainda, o trabalho das escolas nesse processo. “As escolas parceiras ganham, pois o PJ é uma atividade extracurricular que envolve professores e diretores. A Câmara Municipal ganha, pois os participantes conhecem a instituição e se tornam multiplicadores da importância do Legislativo como representantes diretos da nossa população. Os vereadores ganham, pois acolhem as propostas elaboradas pelos estudantes e têm acesso a soluções para demandas de nossa sociedade pensadas de um ponto e vista diferente. Os servidores ganham, pois a rede de trabalho formada pelo PJ possibilita uma troca de experiências que vai além do projeto. Enfim, são inúmeros pontos positivos e quero deixar meus votos de sucesso a todas as Câmaras Municipais e aos vereadores, coordenadores e estudantes que estão participando do projeto em 2021”, declarou.

Oficina “Como tramita uma lei”

Ainda dentro das atividades do PJ 2021, os estudantes participaram, na quinta-feira (06), da oficina “Como tramita uma lei”. As cinco fases da tramitação e a participação popular nesse processo foram alguns dos temas abordados. Além disso, os estudantes aprenderam sobre as leis orçamentárias e sua importância para a gestão pública.

Segundo Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo de Poços e coordenadora regional do PJ, é fundamental que os alunos conheçam o processo legislativo. "As propostas que serão apresentadas pelos estudantes seguem um rito muito parecido com a tramitação de um Projeto de Lei. Também é importante que eles entendam que todo recurso gasto pelo Governo deve estar previsto nas Leis Orçamentárias, que são ferramentas de planejamento e execução na Gestão Pública”, disse Tais.

Todas as oficinas do PJ são transmitidas pelo página da Escola do Legislativo de Poços no Facebook.