Polo Sudoeste realiza curso de formação para coordenadores municipais
Dez municípios da região, que fazem parte do Polo Sudoeste do Parlamento Jovem de Minas, participaram de um curso de formação para coordenadores do projeto. O encontro aconteceu no Plenário da Câmara de Poços, na última sexta-feira (07), e reuniu representantes das cidades de Guaxupé, Itaú de Minas, Albertina, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Juruaia, Muzambinho e Poços de Caldas.
O objetivo do evento foi apresentar aos municípios informações sobre como preparar as oficinas de formação temática, com início neste mês de maio, e as Plenárias Municipais que serão realizadas no final do mês de junho. A abertura do encontro contou com a participação do prof. Dr. Sérgio Pedini, do IFSULDEMINAS, campus Poços de Caldas, que fez uma apresentação geral do tema deste ano: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Pedini abordou, ainda, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.
Os coordenadores Pedro Alves, de Guaxupé, e Wallison Parreira, de Itaú de Minas, falaram sobre as oficinas temáticas e sobre as ferramentas e atividades que podem ser utilizadas pelas Câmaras na realização desses encontros. Eles repassaram informações, também, a respeito da elaboração de propostas sobre o tema principal. A coordenadora regional do projeto, Taís Ferreira, encerrou o evento e explicou a dinâmica das Plenárias e as regras para a votação das propostas.
Lançamento estadual
Ainda na sexta-feira (07), a Câmara de Poços marcou presença no lançamento estadual do PJ 2021, realizado de forma remota pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor (PSC), foi convidado para participar do evento representando todas as Câmaras do estado que fazem parte do projeto.
O presidente ressaltou a importância do Parlamento Jovem para as Câmaras Municipais mineiras. “Foi uma satisfação imensa participar deste evento e ressaltar a importância do Parlamento Jovem para as Câmaras Municipais. Um projeto que traz protagonismo ao estudante do ensino médio, que visa dar voz a nossa juventude e acolher seus anseios, deve ser apoiado por todos os parlamentares de uma Casa Legislativa. O Parlamento Jovem é uma grande ferramenta que leva conhecimento e incentiva o jovem a participar de uma maneira propositiva da política. Mas não são somente os alunos que se beneficiam do projeto. A população ganha, pois as propostas que são apresentadas melhoram a qualidade de vida do cidadão”, disse.
Marcelo Heitor enfatizou, ainda, o trabalho das escolas nesse processo. “As escolas parceiras ganham, pois o PJ é uma atividade extracurricular que envolve professores e diretores. A Câmara Municipal ganha, pois os participantes conhecem a instituição e se tornam multiplicadores da importância do Legislativo como representantes diretos da nossa população. Os vereadores ganham, pois acolhem as propostas elaboradas pelos estudantes e têm acesso a soluções para demandas de nossa sociedade pensadas de um ponto e vista diferente. Os servidores ganham, pois a rede de trabalho formada pelo PJ possibilita uma troca de experiências que vai além do projeto. Enfim, são inúmeros pontos positivos e quero deixar meus votos de sucesso a todas as Câmaras Municipais e aos vereadores, coordenadores e estudantes que estão participando do projeto em 2021”, declarou.
Oficina “Como tramita uma lei”
Ainda dentro das atividades do PJ 2021, os estudantes participaram, na quinta-feira (06), da oficina “Como tramita uma lei”. As cinco fases da tramitação e a participação popular nesse processo foram alguns dos temas abordados. Além disso, os estudantes aprenderam sobre as leis orçamentárias e sua importância para a gestão pública.
Segundo Tais Ferreira, diretora da Escola do Legislativo de Poços e coordenadora regional do PJ, é fundamental que os alunos conheçam o processo legislativo. "As propostas que serão apresentadas pelos estudantes seguem um rito muito parecido com a tramitação de um Projeto de Lei. Também é importante que eles entendam que todo recurso gasto pelo Governo deve estar previsto nas Leis Orçamentárias, que são ferramentas de planejamento e execução na Gestão Pública”, disse Tais.
Todas as oficinas do PJ são transmitidas pelo página da Escola do Legislativo de Poços no Facebook.