Paulista quer informações sobre câmeras de segurança nas escolas

por Imprensa publicado 21/03/2025 17h30, última modificação 28/03/2025 10h04
Monitoramento
Paulista quer informações sobre câmeras de segurança nas escolas

Vereador ressalta que a segurança nas escolas deve ser uma das prioridades da administração

A Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Wellington Paulista (PSDB), que solicita informações do Executivo sobre o sistema de câmeras de monitoramento nas escolas da rede municipal. O parlamentar ressalta que a segurança de alunos, professores e profissionais da educação deve ser prioridade na administração pública.

De acordo com a Lei n. 9.640/2021, é obrigatória a instalação dos equipamentos nas dependências e cercanias de todas as escolas públicas municipais. Dessa forma, Paulista questiona quantas e quais unidades de ensino contam, atualmente, com esse sistema. “A nossa preocupação é em relação às escolas, alunos, servidores e famílias. Há escolas que até têm o sistema de segurança, como por exemplo a Escola Haroldo Affonso Junqueira, porém em algumas outras não. Então, fica aqui o questionamento, através deste Pedido de Informação, para podermos entender quais escolas que estão hoje com esse monitoramento e também no sentido de entender o apoio da Secretaria de Educação nesta questão”, diz.

O vereador chama atenção para o aumento de casos de violência em escolas de todo o país e defende ações de prevenção em Poços de Caldas. “Sabemos que esse tipo de iniciativa demanda investimento e planejamento estratégico, mas é muito importante que a proteção à comunidade escolar seja eficiente. Estamos buscando esclarecimentos sobre esse assunto, se existem câmeras instaladas, quantas são, qual a empresa responsável e se há um plano para ampliar o sistema de monitoramento”, ressalta.

Paulista apresenta outros questionamentos, entre eles se as imagens são monitoradas em tempo real e se os gestores escolares têm acesso a elas. Ele indaga, ainda, se foram registradas ocorrências nos últimos tempos.