Pastora Mel propõe criação da Feira de Empreendedorismo Feminino em Poços

por Imprensa publicado 31/03/2025 13h36, última modificação 31/03/2025 13h36
Projeto de Lei
Pastora Mel propõe criação da Feira de Empreendedorismo Feminino em Poços

Projeto de autoria da vereadora Pastora Mel foi encaminhado para análise das Comissões da Câmara

O Projeto de Lei n. 27/2025, em análise pelas Comissões Permanentes da Câmara, institui a Feira de Empreendedorismo Feminino no município de Poços de Caldas. A iniciativa é da vereadora pastora Mel (União), com o objetivo principal de fomentar e valorizar o protagonismo das mulheres no mercado de trabalho.

A matéria prevê a criação de um espaço de exposição para produtos e serviços de mulheres empreendedoras, além da realização de palestras e workshops sobre gestão de negócios, finanças e inovação. O PL visa, ainda, sensibilizar a população sobre a importância da valorização dos negócios liderados por mulheres, estimulando o turismo e o comércio local.

Segundo a vereadora, a ideia é trazer um espaço para exposição, networking e capacitação. “As mulheres enfrentam desafios únicos no mundo dos negócios, como acesso limitado a crédito, menor representatividade em cargos de liderança e dificuldades para conciliar vida pessoal e profissional. Este evento busca promover a visibilidade, capacitação e oportunidades de negócios para empreendedoras locais, fortalecendo a economia da cidade. Além disso, a realização da feira tem um potencial significativo para impulsionar o turismo local, atraindo visitantes de cidades vizinhas e movimentando diversos setores, como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio”, ressaltou.

A ideia é promover a Feira de Empreendedorismo anualmente, no mês de março, em data e locais definidos em conjunto com a Prefeitura. O evento, de acordo com o Projeto de Lei, será destinado aos seguintes públicos: mulheres empreendedoras e potenciais empreendedoras; pequenos negócios liderados por mulheres; investidores, instituições financeiras e associações de apoio ao empreendedorismo; população em geral interessada no tema; turistas e visitantes de outras cidades.

Pastora Mel afirma que a feira terá potencial para se tornar um evento de grande relevância, movimentando não apenas os negócios locais, mas também o setor turístico da cidade. “O evento poderá atrair visitantes de outras regiões, gerando benefícios como aumento da demanda por hospedagem, movimentação de bares e restaurantes, aumento do fluxo de consumidores no comércio local, entre outros. Esse projeto vem fortalecer ainda mais o empreendedorismo feminino, incentivando a presença das mulheres no mercado de trabalho, divulgando seus produtos e serviços e tornando a mulher cada vez mais protagonista em nosso município”, declara.

Após conclusão dos pareceres pelas Comissões, o Projeto de Lei vai ao Plenário para votação. O documento está disponível no site da Câmara.