Papel do vereador é tema de oficina virtual do Parlamento Jovem de Minas

por Imprensa publicado 04/05/2021 11h09, última modificação 04/05/2021 11h09
Educação Cidadã
Papel do vereador é tema de oficina virtual do Parlamento Jovem de Minas

Alunos participaram de um debate sobre o papel do vereador

Na última semana, os alunos do Parlamento Jovem, Polo Sudoeste, participaram da quarta oficina de formação política. O tema do encontro virtual foi “O papel do vereador”, abordado pelo coordenador do projeto em Guaxupé Pedro Alves.

As oficinas têm como objetivo discutir assuntos voltados à educação para cidadania, proporcionando aos estudantes momentos de debate e troca de informações. A importância de conhecer as atribuições dos vereadores e quais são as principais funções exercidas por eles, entre elas a legislativa, fiscalizadora e deliberativa, foram assuntos em pauta no último encontro.

Além dos estudantes, os coordenadores municipais do Polo Sudoeste também assistem às oficinas e acompanham as demais atividades do projeto. “O Parlamento Jovem chegou para brilhar os nossos olhos na perspectiva de esperança de dias melhores para a política do nosso município. Estamos encantados com o projeto”, ressalta Thaisa Vieira, coordenadora do PJ em Muzambinho,

A próxima oficina acontece no dia 06 de maio, também no formato online, com o tema “Como se faz uma lei”. Os encontros são transmitidos pela página da Escola do Legislativo de Poços no Facebook.

Formação de coordenadores

Nesta sexta-feira (07), a partir das 09h, acontece mais uma atividade promovida pelo Polo Sudoeste. Coordenadores municipais participarão de um encontro de formação para a próxima etapa do projeto, que envolve as oficinas de formação temática. Em 2021, o tema do PJ é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o objetivo dessa formação é repassar informações sobre como realizar cronograma e atividades para as oficinas, elaboração de propostas, dinâmicas das plenárias, entre outros assuntos.

O encontro será no Plenário da Câmara de Poços e contará com a presença do professor Dr. Sérgio Pedini, do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Poços de Caldas. Ele fará uma apresentação geral do tema aos coordenadores. Sérgio Pedini é graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, possui mestrado em Administração Rural, doutorado em Administração e pós-doutorado pela Universidade de Perugia, Itália. É professor nas áreas de agroecologia, administração, certificação de qualidade e desenvolvimento rural. Atualmente, é coordenador do curso de especialização em Sistemas Agropecuários de Produção, via EaD, para formadores de Moçambique.

Polo Sudoeste

Neste ano, Poços de Caldas passou a ser sede regional do Polo Sudoeste, que agora é composto pelas cidades de Albertina, Alpinópolis, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Carmo do Rio Claro, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho e Passos. Oito escolas de Poços participam do projeto em 2021: Escola Profissional Dom Bosco, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Colégio Nini Mourão, Colégio CEPOC, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari e Colégio Objetivo.

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política e educação legislativa, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e PUC Minas, em parceria com Câmaras Municipais. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. A Câmara de Poços participa do projeto desde 2009.