Palestras marcam encerramento das atividades do Mês da Mulher Trabalhadora

Evento Mulheres Brilhantes
Palestras marcam encerramento das atividades do Mês da Mulher Trabalhadora

vento Mulheres Brilhantes encerrou atividades do Mês da Mulher Trabalhadora

Na última semana, a Câmara de Poços encerrou as atividades do Mês da Mulher Trabalhadora. Durante duas noites, o Legislativo recebeu o evento Mulheres Brilhantes, em parceria com a Access Aceleradora de Empresas, atendendo a um requerimento da vereadora Lígia Podestá (DEM) e demais membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O objetivo da atividade foi promover palestras e apresentar casos reais de atitudes que transformaram a vida de muitas mulheres.

A abertura nos dois dias do evento foi feita pela pedagoga, empresária e diretora da Access Roberta Bertozzi Martins. Participaram como palestrantes Cláudia Regina Rocha, Fernanda Alves Garcia Gonçalves, Gisseli Ávila, Lúcia Vera de Lima, Marília Lima e Silva, Rosemeire Bernardo Oliveira, Ana Cecília Pezzi, Carol Affonso, Diva Helena Funchal, Paloma Sanches e Patrícia Martins Tassi.

Lúcia Vera de Lima é presidente do Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei. Para ela, o evento Mulheres Brilhantes deu oportunidade a muitas mulheres de contarem suas histórias. “Eu sempre me questionei sobre a importância de termos mulheres pretas ocupando espaços historicamente negados a nós. Sabemos o quanto é difícil crescermos de maneira geral, sem referências que se atrelem ao empoderamento feminino preto. O evento Mulheres Brilhantes firma a perspectiva de que podemos sim estar e ocupar todos os espaços, além de contar nossas histórias, assim como eu fiz, escolhendo um momento da minha vida para contar e a maneira como eu me reconheci através deste acontecimento. Mostrar aos presentes como a boneca Abayomi e o conceito de Ubuntu transformaram a minha vida e tem transformado a de muitas pessoas, sendo símbolo de luta e resistência do nosso povo. E hoje, prestes a me formar em Pedagogia, faço da lei 10.639/03 meu instrumento de trabalho, ressignificando o contexto de vida de nossas crianças, jovens e adultos”, afirmou.

Presidente do GAAPO (Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico), Cláudia Rocha falou do trabalho realizado na cidade visando ao acolhimento e bem-estar de pacientes com câncer. “Fui procurada por conta da minha trajetória com a ONG, trabalhamos com homens e mulheres que são portadores de câncer, e também para contar de como eu mudei minha vida depois que tive câncer. O tema da minha palestra foi de paciente a paciência e isso foi muito legal. Sempre fui uma pessoa bem agitada e passei a ter muito mais paciência para ouvir. Então, abordei a minha história de como foi o tratamento, de onde surgiu a ONG, o que ela faz hoje. A ONG tem também um importante papel de prevenção, sempre fazemos campanhas de prevenção dos diversos tipos de câncer, ela busca identificar demandas para criação de políticas públicas e procuramos, sempre que possível, despertar o voluntariado, porque acreditamos que a pessoa que se doa, que trabalha em prol do próximo, com certeza, é tocada de alguma forma a buscar um mudo melhor. E espero que essa história tenha inspirado outras pessoas”, disse.

Para a vereadora Lígia Podestá, vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, as pessoas saíram das palestras motivadas e comovidas com as histórias relatadas. “Fiquei muito feliz e grata com a realização do evento Mulheres Brilhantes. As palestrantes, de modo muito generoso, compartilharam histórias inspiradoras, retrataram momentos de superação, amor, força, garra e luta. O público se emocionou, se inspirou e, certamente, saiu muito motivado. Ao final, podemos concluir que o lugar das mulheres é em todos os lugares, mas ainda precisamos lutar para ocuparmos todos os espaços que temos direito. A nossa luta é diária e não podemos perder o amor e a sensibilidade com os quais olhamos as pessoas e o mundo”, ressaltou.

O Legislativo promove encontros alusivos ao Dia Internacional da Mulher desde 1996, quando foi aprovada uma Resolução pelos vereadores. Nesse ano, além do evento Mulheres Brilhantes e de uma sessão especial, a Câmara recebeu o evento Podemos Mais e a exposição fotográfica “Ser Mãe”.