Palestra sobre Feminicídio é destaque na programação do Mês da Mulher

Debate
Palestra sobre Feminicídio é destaque na programação do Mês da Mulher

Promotora de Justiça falou sobre o tema Feminicídio

O tema “Feminicídio: você precisa saber para combater” foi abordado pela promotora de Justiça Dra. Luz Maria Romanelli de Castro em uma palestra na Câmara, na última quarta-feira (20), dentro da programação do Mês da Mulher Trabalhadora. O evento faz parte do projeto Podemos Mais, que conta com a parceria da Santa Casa de Poços de Caldas.

Entre outros assuntos, a promotora falou da Lei n. 13.104/2015, que tornou qualificado o homicídio praticado contra a mulher por razões da condição do sexo feminino, das razões da desigualdade de gênero na prática das mortes violentas das mulheres e de alguns pontos da Lei Maria da Penha. Para ela, a violência contra a mulher precisa ser discutida cada vez mais. “Ficamos muito satisfeitos pelo convite para falar sobre o Feminicídio, sobre a violência contra a mulher. É preciso que a sociedade discuta cada vez mais e tenha consciência de que os dados são reais, que a violência está presente na nossa sociedade e precisamos falar para combater”, ressaltou.

Sobre as políticas públicas já implementadas e em andamento, a promotora enfatizou que é preciso melhorar cada vez mais a rede de acolhimento e apoio às vítimas. “Já há a implementação de várias políticas públicas para acolhimento das mulheres, a gente percebe um avanço da Delegacia de Polícia, mas acho que é preciso melhorar cada vez mais para que elas sejam protegidas e saibam onde recorrer quando ocorrer a violência”, disse.

Atividades

As atividades realizadas durante o mês de março têm como objetivo discutir temas relacionados à conscientização, respeito e valorização à mulher. Na última semana, o Legislativo recebeu, também dentro do projeto Podemos Mais, a palestra “Uma história de vida”, com a atleta, educadora física, voluntária em projetos sociais e tetracampeã da Maratona Disney, Giovanna Costa Martins. Também houve apresentação de projetos sociais desenvolvidos no município, com a participação da ONG Carol Sanches, Instituto Arvorecer, FemHelp, Projeto Maria Cinderela e Coopergore. A apresentação do projeto Podemos Mais na Câmara atende a um requerimento do vereador Gustavo Bonafé (PSDB).

Nos dias 28 e 29 de março, a pedido da vereadora Lígia Podestá (DEM), o Legislativo realizará o evento Mulheres Brilhantes, em parceria com a empresa Access Aceleradora de Empresas. O objetivo é promover palestras inspiradas nas histórias de vida de mulheres que mudaram e mudam o mundo ao seu redor. A programação completa está disponível no Portal da Câmara.

Ainda dentro da programação, até o final do mês, a Câmara recebe a exposição “Ser Mãe”, do fotógrafo Lúcio Carvalho. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, no saguão de entrada.