Oficinas de formação temática preparam alunos para etapa de elaboração de propostas

por Imprensa publicado 30/04/2019 11h15, última modificação 16/11/2020 12h39
Parlamento Jovem

Alunos participaram de uma dinâmica e debateram assuntos relacionados ao subtema Desigualdades Socioeconômicas

Após o término das oficinas de formação política, quando aprenderam sobre funções dos vereadores, funcionamento da Câmara e Orçamento Público, os alunos do Parlamento Jovem participam, a partir de agora, das oficinas de formação temática. Na última semana, eles debateram o subtema Desigualdades Socioeconômicas, dentro do tema principal que é Discriminação Étnico-Racial. Após essa fase, os estudantes iniciam a etapa de elaboração de propostas para votação na Plenária Municipal.

A coordenadora do PJ em Poços, Tais Ferreira, contou que os alunos participaram de uma dinâmica chamada Jogo do Privilégio e depois assistiram a trechos de vídeos que discutem a questão étnico-racial. “Seis estudantes participaram do Jogo do Privilégio, onde os envolvidos se tornam peças que avançam ou retrocedem de acordo com as afirmações que são lidas, fazendo parte da realidade deles ou não. O objetivo foi mostrar como a desigualdade racial é uma desvantagem em todos os aspectos da vida de uma pessoa negra. Eles também assistiram a vídeos que abordam a questão indígena dividida entre os interesses dos povos indígenas e os interesses do agronegócio e do modelo de desenvolvimento vigente no país”, ressaltou

Segundo Tais, os estudantes também assistiram a um trecho do documentário Ecos da Escravidão e depois debateram o tema. “Eles discutiram o assunto com o intuito de contextualizar o racismo que está enraizado na sociedade brasileira e como isso tem negado oportunidades aos negros, seja no trabalho, na mídia, nos cargos de direção, etc. Essa troca de experiências é fundamental para que os estudantes aprofundem os estudos sobre a temática. As oficinas proporcionam um momento de reflexão sobre o panorama atual e as demandas apresentadas e os debates que acontecem nessa fase do projeto são de extrema importância para a próxima etapa, a elaboração das propostas”, disse.

A próxima oficina temática será na sexta-feira (03), às 15h, no Plenário da Câmara, sobre o subtema “Violências por motivo étnico-racial".