Oficinas auxiliam estudantes na elaboração de propostas sobre Melhorias no Ensino Escolar

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Parlamento Jovem
Oficinas auxiliam estudantes na elaboração de propostas sobre Melhorias no Ensino Escolar

Papel do Vereador foi um dos temas abordados nos encontros

Os alunos de Poços que fazem parte do Parlamento Jovem 2024 já participaram de cinco oficinas de formação, nas últimas semanas. Tantos as oficinas políticas, como também as temáticas, têm como objetivo preparar os estudantes para a elaboração de propostas sobre o tema do projeto neste ano, que é Melhorias no Ensino Escolar.

Constituição Federal, Divisão de Poderes, O Papel do Vereador, Como se faz uma Lei e Orçamento Público foram assuntos discutidos durante os primeiros encontros. A partir de agora, eles estudarão os subtemas: melhorias no ambiente de ensino-aprendizagem; melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais; fortalecimento da gestão democrática. As oficinas acontecem às segundas-feiras, a partir das 16h30, no Plenário da Câmara.

Taís Ferreira, diretora da Escola do Legislativo e coordenadora do Parlamento Jovem, conduziu as cinco oficinas de formação política. “Os assuntos são bastante teóricos, então tivemos que, além de repassar informações, preparar algumas dinâmicas para os alunos entenderem melhor o conteúdo. Então, nesses encontros, eles tiveram momentos em grupo, quando puderam elaborar proposições legislativas, ministrar uma aula sobre o papel do vereador e elaborar um orçamento fictício de uma cidade de pequeno porte”, contou.

Segundo a coordenadora, os próximos encontros contarão com profissionais da Educação. “Nas oficinas temáticas, procuramos sempre trazer profissionais que atuam em áreas relacionadas ao tema da edição. Como, neste ano, estamos tratando de Melhorias no Ensino Escolar, teremos as presenças da coordenadora do curso de Pedagogia da UEMG, campus Poços de Caldas, Adriana Gavião, e das professoras Gislaine de Souza e Renata Christian de Oliveira”, ressaltou.

Após finalização das oficinas, os estudantes iniciam, de fato, a elaboração das propostas, com auxílio de professores. A Plenária Municipal, para votação dessas demandas, acontecerá no mês de junho. Outras atividades do projeto acontecem, também, no primeiro semestre, como o Festival da Cidadania e as Plenários Microrregionais e Regional.

Participam do PJ neste ano: Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Jesus Maria José, Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Colégio CEPOC, Escola Profissional Dom Bosco e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Padrão).

Visita Técnica

Ainda como parte das atividades do Parlamento Jovem, aconteceu, nesta semana, a Visita Técnica da Coordenação Estadual do projeto ao Polo Sudoeste. A Câmara de Poços sediou o evento, que contou com representantes dos municípios de Guaxupé, Albertina, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Sebastião do Paraíso e Jacuí.

Durante o encontro, os representantes da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, professores Alexandre Bossi e Wladimir Dias, colheram informações sobre o desenvolvimento do PJ em cada Câmara, esclareceram dúvidas do Polo e deixaram sugestões para aprimorar o projeto.

O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.

registrado em: