Neurologista fala sobre prevenção e tratamento do Alzheimer

por Imprensa publicado 23/02/2021 17h25, última modificação 02/03/2021 12h48
Fevereiro Roxo
Neurologista fala sobre prevenção e tratamento do Alzheimer

Palestra com Dr. Tiago Abreu discutiu conscientização, fatores de risco, prevenção e tratamento do Alzheimer

Em alusão ao Fevereiro Roxo, a Câmara de Poços realizou uma palestra online sobre o tema "Alzheimer: prevenção e tratamento", com o neurologista Dr. Tiago Abreu. O evento aconteceu na última sexta-feira (19) e foi transmitido nas páginas do Legislativo no Facebook e YouTube.

Além de falar sobre a conscientização e histórico da doença, o palestrante abordou também a prevenção, os fatores de risco x proteção e o tratamento. Segundo Dr Tiago Abreu, são fatores de risco o avançar da idade, o histórico familiar e a genética (interação multigênica). Com relação aos fatores adquiridos, ele citou a hipertensão, obesidade, LDL elevado/HDL baixo, tabagismo, entre outros. Sobre os fatores protetores, elencou a alta escolaridade, atividade intelectual produtiva, atividade física e fatores alimentares.

De acordo com o médico neurologista, a queixa da perda de memória é muito comum. “Nesses quatro anos de atendimento no SUS, os atendimentos, muitas vezes até em mutirões, foram necessários tendo em vista a quantidade de pessoas que precisam abordar essa temática dos transtornos cognitivos das perdas de memória. É uma queixa muito comum. Na verdade, atualmente, até os jovens têm se queixado muito das questões da memória, talvez e certamente pelas exigências dos trabalhos e do mercado hoje em dia”, pontuou.

Durante a palestra, Dr. Tiago Abreu respondeu diversas perguntas do público que acompanhava a transmissão pelas redes sociais da Câmara. Como melhorar a qualidade de vida dos idosos, já que muitos deles não conseguem fazer atividade física, sintomas que podem acender um sinal de alerta e o fator genético existente para desenvolvimento da doença foram alguns dos temas tratados.

O palestrante ressaltou a importância do evento no sentido de contribuir com a divulgação de informações. “Vi uma oportunidade da gente divulgar informação. Então, todos que facilitaram para que eu participasse dese evento têm meu total agradecimento. Agradeço as perguntas, porque elas foram enriquecedoras. São perguntas que, muitas vezes, respondem dúvidas de outras pessoas e isso é até uma questão solidária, porque cada um que manda um questionamento não só se ajudou, mas ajudou certamente outras pessoas. Por isso, agradeço a Câmara pela oportunidade de contribuir e ajudar”, disse.

O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo, uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e correto de três doenças: Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer. O evento da Câmara teve a finalidade de ampliar o alerta sobre esta última patologia, incentivando as pessoas a procurarem um médico especialista assim que surgirem os primeiros sintomas. O Alzheimer afeta a memória, o comportamento e outras funções mentais de forma progressiva, sendo que, nos estágios mais avançados, impede a pessoa de exercer suas atividades diárias, reconhecer os outros e se comunicar adequadamente. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de resposta positiva ao tratamento, garantindo bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

O vídeo da palestra com o médico neurologista Dr. Tiago Abreu está disponível na página da Câmara no YouTube.

 

registrado em: