Moções aprovadas pela Câmara cobram melhorias nas áreas de Infraestrutura e Trânsito

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h42
Protesto
Moções aprovadas pela Câmara cobram melhorias nas áreas de Infraestrutura e Trânsito

Uma das demandas diz respeito à cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Júlio Bonazzi

Na última semana, a Câmara de Poços aprovou três Moções de Protesto ao Poder Executivo. As proposições, de autoria do vereador Sílvio Assis (PMB), reivindicam melhorias no trânsito da rua Guaicurus, bairro Vila Togni, na infraestrutura da praça Guiana, localizada na rua Chile, e na quadra poliesportiva da Escola Municipal Júlio Bonazzi.

De acordo com o parlamentar, a situação da rua Guaicurus se arrasta há 18 anos. “A situação é inadmissível. Os moradores, motoristas e pedestres encontram-se em perigo 24 horas por dia. Há 18 anos, moradores pedem mudanças no trânsito no local. A Câmara já aprovou dezenas de Indicações, Moções de Apelo, Pedido de Informações. Agora, nos resta oficializar o protesto pela ineficácia e inércia da Prefeitura,” destaca.

Na Moção, o vereador pontua que relatos de acidentes são frequentes entre os moradores. “Recentemente, um veículo com carga não conseguiu subir a ladeira e desceu desgovernado de ré, atingindo a lixeira de um condomínio residencial que fica na curva existente na rua e que acaba servindo como ponto de contenção dos veículos que perdem o controle na via. O argumento de que trocar a mão da referida via acarretaria problema de velocidade pode ser resolvido com adoção de outras medidas, como redutor de velocidade, radar para controle de velocidade e pintura de faixas. A população pleiteia estudos de impacto de trânsito no local, bem como a possibilidade de tornar o trecho descrito como via de mão única”, afirma.

Outra demanda apresentada diz respeito à praça Guiana, no bairro Quissisana. “A calçada está completamente destruída, os brinquedos infantis foram retirados há alguns anos e não foram reinstalados, a iluminação é precária, os bancos estão quebrados, ou seja, a Praça da Guiana está completamente abandonada”, diz.

Por fim, Sílvio Assis lamenta que a Escola Municipal Júlio Bonazzi tenha sido reformada sem a cobertura da quadra poliesportiva. “Apesar das promessas de melhorias e de uma escola completa, a obra de 1.351 m2 e três pavimentos foi reinaugurada em 2016 e contou com investimentos de R$ 2.493.000,00. Contudo, a unidade escolar foi inaugurada sem que a quadra esportiva estivesse acabada, tendo sido realizado apenas a concretagem do piso”, comenta.

Sobre essa pauta, o vereador já apresentou três Indicações (1744 e 1745/2021; 610/2022), três Requerimentos (106 e 1434/2021; 2030/2023), duas Moções de Apelo (15 e 86/23). Além disso, mais seis proposições de outros parlamentares foram elaboradas nesta 19ª Legislatura. “Todavia, nenhuma iniciativa positiva foi demonstrada por parte do Poder Executivo, apenas uma resposta por meio do Ofício nº 165/2021, informando que ‘a obra de cobertura começaria em novembro do ano passado’. Portanto, mais seis meses se passaram do prazo dado pela Prefeitura Municipal e nada foi feito”, finaliza.