Moção solicita ao Estado plano de socorro para produtores rurais de Poços

por Imprensa publicado 07/10/2024 09h00, última modificação 07/10/2024 10h41
Prejuízos após geadas
Moção solicita ao Estado plano de socorro para produtores rurais de Poços

Douglas Dofu pede apoio ao Estado para produtores que perderam suas plantações com as últimas geadas

A Câmara de Poços aprovou, por unanimidade, uma Moção de Apelo à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais solicitando apoio e um plano de socorro aos produtores rurais, em especial os de café, frutas, hortaliças e legumes, e aos agricultores familiares do município que perderam suas plantações com as últimas geadas. A proposição é de autoria do vereador Douglas Dofu (DEM) e foi assinada por todos os vereadores.

Especialistas apontam que a geada ocorrida no dia 20 de julho foi a maior dos últimos 25 anos. Douglas Dofu ressalta que o fenômeno climático em todo o sul de Minas gerou transtornos e em Poços a situação não foi diferente. Ele comenta que todo o abastecimento dos produtos será fortemente prejudicado, o que pode encarecer os preços e gerar uma crise. “Visitei alguns produtores rurais no dia seguinte das geadas e me deparei com um cenário desolador. Muitos perderam até os vegetais que estavam plantados dentro das estufas. E, agora, trata-se de um momento difícil para eles se reerguerem, recomeçarem, sem que tenham uma ajuda. Preocupo-me também com uma crise de abastecimento que podemos enfrentar e a elevação dos preços dos produtos, que são básicos na alimentação de nossa população”, diz.

Segundo o parlamentar, se o Estado conseguir promover um plano de socorro, a expectativa é que, em breve, os produtores voltem ao plantio. “Para essa volta, eles precisam refazer suas plantações, mas estão desprovidos de recursos para se reerguerem. Um apoio é algo urgente, visto que, por exemplo, algumas lavouras, como o café, podem levar muito tempo para se recuperarem”, destaca.

A Moção aprovada pelo Legislativo e encaminhada à Secretaria de Estado está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (Moção de Apelo n. 99/2021).