Moção de Apelo pede implantação de base de apoio do SAMU na zona sul

por Imprensa publicado 08/03/2019 18h30, última modificação 16/11/2020 12h39
Reivindicação
Moção de Apelo pede implantação de base de apoio do SAMU na zona sul

Moção apresentada pelo vereador cobra providências quanto à localização atual do SAMU

Um dos assuntos discutidos pela Câmara, durante a última reunião ordinária, foi a transferência da base do SAMU da zona oeste para o centro da cidade e a implantação de uma base de apoio na zona sul. Uma Moção de Apelo que trata do assunto, de autoria do vereador Pedro Gonçalves Magalhães Júnior (PSDB), foi aprovada pelos vereadores.

O autor da proposta ressaltou que, em virtude dos longos percursos que as equipes do SAMU precisam percorrer e, ainda, da reincidência de óbitos causados pela demora no atendimento, é preciso reavaliar a mudança feita pela Prefeitura, levando a base do serviço para a zona oeste. “Está provado que a localização atual é equivocada e precisa ser melhor estudada. Estamos falando de vidas e de pessoas que precisam de um atendimento ágil. É preciso, com o apoio de todos os vereadores, sensibilizar o Executivo para que atenda a essa demanda tão importante não só da Câmara, mas de toda a comunidade”, disse.

Com relação à instalação de um ponto de apoio na região sul, Pedro Magalhães afirmou que o objetivo dessa medida é facilitar e agilizar os atendimentos, sem a necessidade de deslocamento até outras unidades de saúde. O vereador citou, ainda, a grande densidade demográfica daquela região, que é formada por vários bairros e que conta com vias de grande movimento, escolas, creches e empresas. “Voltamos a discutir um assunto que iniciamos em 2017. Infelizmente, a mesma pauta após um tempo, solicitando a implantação de uma base de apoio do SAMU na zona sul. Apresentei um requerimento que aborda o caso de um senhor no bairro São Sebastião, que veio a óbito após sentir-se mal. Foram 37 minutos para a chegada do SAMU até o local, segundo relatos das pessoas que lá estavam. Durante a presença da diretora do serviço em nossa Casa, foi dito que o veículo leva de 10 a 12 minutos para chegar à zona sul, mas isso não acontece”, enfatizou.

O legislador declarou que é preciso, de forma imediata, encontrar uma solução para esses problemas. “Moradores pedem uma atenção especial nessa questão, cobrando das autoridades que coloque um ponto de apoio naquela região. Uma iniciativa que trará melhorias para toda a população”, concluiu.