Moção de Apelo cobra ampliação da estrutura do IML em Poços

por Imprensa publicado 19/06/2019 13h30, última modificação 16/11/2020 12h39
Moção de Apelo cobra ampliação da estrutura do IML em Poços

Durante audiência sobre trabalho do IML, vereadores apresentaram propostas para solução do problema

Recentemente, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para discutir as condições de trabalho no IML em Poços, atendendo a um requerimento do vereador Mauro Ivan de Oliveira (PSB). Um dos encaminhamentos propostos durante o debate foi a elaboração de Moção de Apelo cobrando do Governo do Estado ações para ampliação do quadro de pessoal e da estrutura de funcionamento da unidade do Posto Médico Legal/Posto de Perícias Integradas de Poços de Caldas. O documento, de autoria do vereador Mauro Ivan e assinado pelos demais vereadores, foi aprovado na última semana.

Em funcionamento no município desde 2007, o Posto Médico Legal/Posto de Perícias Integradas conta, atualmente, com dois médicos legistas, 10 peritos criminais, um auxiliar de necrópsia e um auxiliar administrativo. Segundo Mauro Ivan, para um trabalho eficiente, é preciso ampliar o quadro de profissionais. “Durante a audiência promovida pela Câmara, tivemos informações das reais necessidades do IML em Poços. Dessa forma, a Moção de Apelo vem solicitar ao Governo do Estado medidas para melhorar o serviço. Além da ampliação do número de médicos legistas e auxiliares de necrópsia, é preciso que sejam disponibilizados assistentes sociais, estagiários, guarda-noturno, técnico de informática e demais profissionais necessários para o andamento do trabalho. Inclusive estamos pedindo a análise de abertura de um concurso público”, ressalta.

Na Moção de Apelo, o vereador destaca que, por mês, a unidade em Poços recebe em torno de 400 a 500 pedidos de análises de drogas e realiza cerca de 100 a 150 perícias de ordem complexa e de significativos graus de violência. “Sem contar que, além desses serviços na unidade em Poços, o Posto atende mais de 10 cidades da região e presta apoio na cobertura de férias dos médicos da regional de Passos, abrangendo São Sebastião do Paraíso e Guaxupé. Por todos esses motivos, estamos pedindo ao Governo do Estado apoio, tanto na ampliação de funcionários como também na liberação de verbas para melhorias na estrutura, possibilitando a compra de equipamentos e manutenção dos já existentes”, afirma.

Prefeitura

Também como parte dos encaminhamentos da audiência, Mauro Ivan apresentou uma indicação à Prefeitura sugerindo o estudo de uma parceria entre o município e o Posto Médico Legal/Posto de Perícia Integradas. O objetivo principal, segundo o parlamentar, seria o deslocamento de profissionais para auxiliarem no atendimento à população. O vereador cita, na indicação, a necessidade de ampliação do horário de atendimento até as 23h, da presença de profissionais da área de Assistência Social para atendimento e orientação aos familiares das vítimas e da contratação de estagiários para auxílio às demandas.

Por fim, o legislador encaminhou um ofício ao gabinete do deputado estadual Mauro Tramonte pedindo uma atenção especial nas reivindicações apresentadas, em especial às solicitadas ao Governo do Estado. “Esperamos um retorno positivo após o envio das proposições, garantindo um amplo e eficiente atendimento a toda a população”, finaliza.