Mauro Ivan sugere implantação do Teste de Aptidão Vocacional nas escolas

por Imprensa publicado 02/08/2019 13h28, última modificação 16/11/2020 12h39
Programa

O anteprojeto de lei n. 17, de autoria do vereador Mauro Ivan de Oliveira (PSB), propõe ao Executivo a criação do programa “Teste de Aptidão Vocacional” nas escolas públicas municipais. A matéria foi encaminhada à Prefeitura no início do mês de julho e pode voltar à Câmara para votação.

De acordo com a proposta, os testes serão gratuitos, aplicados por equipes técnicas especializadas nas áreas de psicologia e psicopedagogia e destinados a alunos do ensino fundamental. O anteprojeto estabelece, ainda, que as atividades poderão ser realizadas na última semana do mês de outubro, quando está prevista a Semana de Orientação Profissional, instituída pela Lei n. 9.245/2018.

Segundo Mauro Ivan, o objetivo principal do anteprojeto é auxiliar os jovens no processo de escolha de uma profissão. “Essa fase do aluno é marcada pelas dúvidas, em especial sobre a profissão que ele pretende seguir e sobre o mercado de trabalho. É um processo que envolve vários estágios, onde se deve pensar nos planos de carreira da área a ser escolhida, na satisfação pessoal e no retorno financeiro. O teste de aptidão vocacional vem contribuir com estes processos, norteando o jovem para uma escolha mais fácil, através a orientação de um profissional qualificado para a aplicação do teste”, ressalta o vereador.

O parlamentar destaca, ainda, que município pode contribuir com essa questão, planejando ações e proporcionando experiências aos alunos da rede pública em um momento tão importante e decisivo na vida escolar. O anteprojeto, encaminhado ao Executivo, está disponível para consulta no Portal da Câmara, em Proposições.