Marcelo Heitor defende ampliação de vagas no ensino médio em Poços
No Requerimento, o vereador questiona se existe alguma ação do Executivo a fim de efetivar parceria com o Estado para ampliação de vagas
Foi aprovado pela Câmara, nesta semana, um Requerimento do vereador Marcelo Heitor (PSC) solicitando informações da Prefeitura sobre a viabilidade de ampliação de vagas do ensino médio em Poços, através de uma parceria entre o município e a Secretaria de Estado de Educação. No documento, o parlamentar ressalta que a cidade segue como a maior do sul de Minas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e que, devido ao crescimento da população, existe uma demanda com relação ao assunto.
Marcelo conta que, no mês janeiro, mesmo com o recesso parlamentar, participou de várias reuniões e uma delas tratou da questão das vagas do ensino médio. “Apesar de ser, lógico, uma obrigação da Secretaria de Estado, tive alguns encontros que sinalizaram a possibilidade do Estado apoiar uma iniciativa em conjunto com a Prefeitura. Seria no sentido do município oferecer o espaço de algumas escolas que funcionam apenas nos turnos manhã e tarde e o Governo forneceria o restante da infraestrutura”, comenta.
Para o legislador, uma dificuldade que existe, atualmente, diz respeito ao deslocamento dos estudantes. “Em alguns casos, o estudante só consegue a vaga em escolas distantes de sua moradia. Nosso objetivo é auxiliar as pessoas que querem estudar e encontram essa e outras dificuldades, como também a questão de só conseguirem frequentar a escola no período noturno”, diz.
No Requerimento, o vereador questiona se existe alguma ação do Executivo a fim de efetivar parceria com o Estado para ampliação de vagas, se há possibilidade da utilização dos espaços das escolas municipais para tal parceria e se há um estudo prévio sobre o tema.