Manutenção das estradas rurais preocupa Lucas Arruda

por Imprensa publicado 06/05/2019 18h10, última modificação 16/11/2020 12h39
Manutenção das estradas rurais preocupa Lucas Arruda

Vereador questionou como vem sendo distribuído o serviço de recuperação das estradas na zona rural de Poços

Em março desse ano, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou um requerimento solicitando informações do Executivo sobre a recuperação das estradas rurais do município. Na época, o parlamentar ressaltou que uma grande reclamação dos moradores era com relação à necessidade de melhorias nesses locais, tendo em vista as dificuldades enfrentadas nos períodos chuvosos. Recentemente, Arruda recebeu da Secretaria de Projetos e Obras Públicas esclarecimentos sobre o assunto.

A forma como é feita a distribuição dos serviços de manutenção das estradas foi um dos questionamentos do vereador. Segundo a Prefeitura, as obras são executadas a partir da zona leste da área rural, chegando até as imediações das Fazendas Cruzeiro, Matão e Rolador, na zona norte. Após esses trechos, tem início a recuperação das vias da região sul. Ainda segundo informações da Secretaria, esses serviços são contínuos durante todo o ano, sendo os principais pontos: cascalhamento da estrada Serra da Ditinha, estrada rural dos Léias, estrada das Duas Porteiras, Serra dos Leite e estrada Bairro Rural Colina.

Com relação aos tipos de serviços realizados, a administração citou o cascalhamento, patrolamento e limpeza das galerias. No período de chuvas, há manutenção constante a fim de proporcionar condições de tráfego. Para essas intervenções, de acordo com a Secretaria de Obras, são utilizadas uma patrol, uma retroescavadeira e três caminhões basculantes.

Outra preocupação do vereador Lucas Arruda é com relação à renovação e manutenção da frota de veículos da Prefeitura utilizados para as obras. “Desde o início do mandato, temos esse compromisso de fiscalizar e cobrar as melhorias nas comunidades rurais. Tendo em vista as dificuldades encontradas no que diz respeito às estradas, fizemos os questionamentos à Prefeitura também sobre os veículos, já que são muitas comunidades que precisam das melhorias. Segundo informações da Secretaria de Administração, as máquinas e equipamentos são muito utilizados e estão com a vida útil comprometida”, disse.

Para o legislador, é importante que a Prefeitura busque alternativas para renovação da frota e, assim, possa dar continuidade ao trabalho nas estradas rurais. “A Secretaria de Administração já sinalizou que tem buscado captação de recursos para financiamentos nessa área, inclusive a Câmara já aprovou autorização de financiamento para aquisições de novas máquinas e esperamos que possa ter agilidade nesse processo. Os alunos também sofrem muito, pois precisam se deslocar diariamente para chegar a uma das quatro escolas rurais, nas Fazendas Lambari, Aparecida, Boa Vista e Souza Lima”, ressaltou.

O vereador também falou da necessidade de operação tapa-buraco nas estradas que já possuem asfalto. “Também estamos cobrando, constantemente, a operação tapa-buraco. São asfaltos bastante antigos, que precisam de uma atenção rotineira. Em 2018, também solicitamos ao DER do Governo do Estado para que fizesse novo contrato para manutenção da Rodovia Ana Antônia Merli, conhecida como Poços/Palmeiral, para não deixar com que a deterioração da Rodovia viesse a prejudicar os cidadãos que a utilizam. A segurança e a comodidade no dia a dia dos moradores são fatores essenciais para uma boa qualidade de vida e isso que esperamos também para a região rural do município”, concluiu.