Luzia Martins quer fortalecer ações para atuação de escolas em período integral
Recentemente, a vereadora Luzia Martins (PDT) esteve na Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira a fim de conferir as melhorias necessárias na estrutura física da instituição. De acordo com a parlamentar, essas visitas têm como objetivo, também, acompanhar as ações que vêm sendo realizadas para que as unidades de ensino possam atuar em período integral. Ainda sobre assunto, a vereadora apresentou dois Requerimentos solicitando informações da Prefeitura a respeito de obras que possam viabilizar o programa de Escola Integral em Poços.
Luzia ressaltou que, durante visita à Escola Alvino Hosken, pôde constatar que a estrutura que a mesma dispõe não condiz com as necessidades de uma escola integral. Ela citou que muitos móveis precisam ser recolhidos para manutenção, não há cobertura da mini quadra de esportes e é fundamental a criação de um espaço para realização de atividades extraclasse. Nos dois Requerimentos apresentados pela vereadora, o último com aprovação na última terça-feira (28), ela questionou se existe programação para intervenções no local, quais as escolas que atuam em período integral, como é o funcionamento dessas unidades e quais são as atividades realizadas no contraturno escolar das instituições relacionadas.
Para a legisladora, a educação em tempo integral proporciona à criança o acesso a uma gama mais ampla de atividades, que vislumbram uma educação mais abrangente. “Essas atividades complementam o conhecimento, melhoram as habilidades e competências, além de motivar os alunos. O intuito é, com essas visitas, conhecer todas as estruturas das escolas e indicar para o Executivo as melhorias necessárias e acompanhar para que façam as intervenções. A expectativa é que todas tenham condições de, realmente, adotar o modelo integral. Dessa forma, é fundamental desenvolver ações para fortalecer esse projeto”, afirmou.
Os Requerimentos apresentados pela parlamentar estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara, em Proposições (n. 561 e n. 986).